MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lobão convoca reunião de emergência para discutir apagão

Por Valdo Cruz e Julia Borba BRASÍLIA, DF, 28 de agosto (Folhapress) - Para discutir as causas e os impactos do apagão de hoje, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) convocou para amanhã, às 11 horas, uma reunião extraordinária do CMSE (Conselho de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.08.2013, 19:18:00 Editado em 27.04.2020, 20:25:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Valdo Cruz e Julia Borba

BRASÍLIA, DF, 28 de agosto (Folhapress) - Para discutir as causas e os impactos do apagão de hoje, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) convocou para amanhã, às 11 horas, uma reunião extraordinária do CMSE (Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico), no próprio ministério.

De acordo com o calendário oficial do governo, a próxima reunião desse grupo deveria ocorrer apenas no dia 4 de setembro.

A reunião do conselho ocorre sempre mensalmente. Neste mês de agosto, o encontro foi realizado no dia 7, uma quarta-feira.

Participam da reunião todos os principais representantes do setor no governo, incluindo nesta lista a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), EPE (Empresa de Pesquisa Energética), ONS (Operador Nacional do Sistema), além de técnicos do Ministério de Minas e Energia e representantes de empresas convocadas.

Apagão

Durante a tarde, a região Nordeste enfrentou um apagão em todos os Estados, considerado pela Aneel como de "grande porte".

A pane foi provocada por queimadas em duas linhas de transmissão privadas no Piauí, que fazem a interligação entre o sistema do Norte e do Nordeste.

O primeiro desligamento ocorreu às 14h58, na ligação entre Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. A linha é operada pela IENNE, empresa controlada pela espanhola Isolux. Este circuito foi religado às 15h04, mas houve um novo desligamento, pelas mesmas razões, às 15h06.

Pouco depois, também devido a queimadas, outra linha de transmissão que conecta Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí, foi desligada às 15h08. Esta linha é operada pela Taesa, empresa controlada pela Cemig.

As informações são do ONS (Operador Nacional do Sistema). Diante do problema, houve perda de "sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Lobão convoca reunião de emergência para discutir apagão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!