Bradesco e Banco do Brasil anunciaram nesta terça-feira a criação da nova bandeira de cartões Elo, com objetivo de que ela tenha 15% do mercado nacional nos próximos cinco anos.
A bandeira - que surge como opção a concorrentes como Visa, Mastercard e American Express - tem como alvo principal as classes de menor renda.
Os dois bancos estão criando a "holding" Elo Participações, que terá sob seu guarda-chuva as participações do Bradesco e do BB na Cielo, a maior rede de adquirentes de cartões de crédito e débito do Brasil.
Com a integração das atividades de cartões de ambos na "holding", a meta é que companhia gere sinergias de R$ 1 bilhão em cinco anos, informou o diretor de cartões do Bradesco, Marcelo Noronha.
A projeção de participação no mercado nacional é baseada em uma expectativa de que o Brasil terá 800 milhões de cartões emitidos em cinco anos, ante cifra de 581,4 milhões de plásticos no final do primeiro trimestre deste ano e estimativa de 628 milhões no fim de 2010, segundo dados da Abecs, que representa o setor.
"A bandeira Elo vai estimular a concorrência porque fortalece a opção de uso por parte dos comerciantes [...] Teremos ganho de escala e isso será repassado ao consumidor", disse o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco.
A expectativa das instituições é que a nova bandeira comece a emitir cartões dentro de seis meses.
Pela estrutura proposta para a nova bandeira, o Bradesco terá 50,01% de participação na "holding" que reunirá parte dos negócios das instituições com cartões de crédito e débito. O BB terá o restante. A avaliação do Bradesco é que a nova "holding" terá um valor de mercado de R$ 15 bilhões de reais.
O foco será em um público de renda mais baixa. O vice-presidente do BB Paulo Caffarelli disse ainda que a bandeira será usada em mercados internacionais.
O Bradesco, que tem 54 milhões de clientes, encerrou 2009 com uma base de 132,9 milhões de cartões de crédito e débito, um crescimento de 50,3% em relação ao terceiro trimestre. A instituição comprou o banco ibi, braço financeiro das lojas C&A, em junho do ano passado, elevando sua participação no mercado de cartões de crédito no Brasil de 19% para 22%.
Já o BB terminou o ano passado com uma base de 87,3 milhões de cartões e fatia de cerca de 20% no mercado nacional.
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