MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

SP puxa emprego industrial para baixo, mas aumenta horas extras

Por Pedro Soares RIO DE JANEIRO, RJ, 10 de julho (Folhapress) - Maior parque fabril do país, São Paulo puxou o emprego da indústria para baixo em maio. Ao mesmo tempo, porém, surgiram dos dados do Estado sinais de alguma melhora no futuro, sinalizada p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.07.2013, 12:47:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Pedro Soares

RIO DE JANEIRO, RJ, 10 de julho (Folhapress) - Maior parque fabril do país, São Paulo puxou o emprego da indústria para baixo em maio. Ao mesmo tempo, porém, surgiram dos dados do Estado sinais de alguma melhora no futuro, sinalizada pelo avanço do número de horas extras contratadas pelas empresas paulistas.

O emprego no Estado caiu 0,7% em maio representou o segundo principal impacto negativo na indústria geral -a retração do pessoal ocupado ficou em 0,7% na comparação com maio de 2012. Só ficou atrás da região Nordeste, com queda de 3,2%.

Os setores que proporcionalmente demitiram mais em São Paulo e contribuíram de modo mais intenso para a perda no Estado foram os de máquinas e equipamentos (com foco em produtos da linha branca, cuja desoneração tributária foi reduzida), calçados (ramo intensivo em mão de obra) e meios de transporte (inclui indústria automobilística, que também demitiu).

Para Rodrigo Lobo, economista do IBGE, São Paulo "emitiu sinais trocados", ao apontar para uma melhora nos próximos meses. Isso porque a indústrias paulistas demandaram mais horas extras e houve crescimento de 0,9% no indicador de horas pagas na comparação com maio de 2012. Na média nacional, houve queda de 0,7%.

"Esse indicador é antecedente de futuras contratações e indica que pode haver um arrefecimento da queda do emprego em São Paulo ou até mesmo uma retomada das contratações."

Ainda assim, a indústria paulista completou, em maio, 20 meses consecutivos de retração do emprego na comparação com o mesmo mês do ano anterior -igual marca foi registrada pela indústria geral.

Em maio, o desempenho negativo se explica pela forte queda da produção, segundo Lobo. Na comparação com abril, a indústria teve retração de 2%.

"O emprego vinha num ritmo de estabilidade e os empresários seguraram as demissões diante da produção que se mantinha em alta, mas não foi possível segurar em maio em razão da forte queda da produção", disse.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "SP puxa emprego industrial para baixo, mas aumenta horas extras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!