MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

UE já admite acordo comercial só com o Brasil

Pela primeira vez depois de 13 anos de negociações frustradas entre a Europa e o Mercosul para o estabelecimento de um acordo de livre comércio, a União Europeia (UE) dá sinais públicos de que estaria disposta a negociar um acordo individualmente com o Br

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.07.2013, 08:36:02 Editado em 27.04.2020, 20:27:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pela primeira vez depois de 13 anos de negociações frustradas entre a Europa e o Mercosul para o estabelecimento de um acordo de livre comércio, a União Europeia (UE) dá sinais públicos de que estaria disposta a negociar um acordo individualmente com o Brasil ou com outros países do Mercosul, e não necessariamente com todo o bloco.

continua após publicidade

Em declarações a jornalistas brasileiros em Genebra, o comissário de Comércio da Europa, Karel de Gucht, indicou que não cabe à UE decidir de que forma os sul-americanos negociariam e que a decisão deve ficar com o Mercosul. Mas não rejeitou a opção por uma negociação isolada com o Brasil.

"O Mercosul é nosso interlocutor e cabe ao Mercosul decidir como negociar conosco", disse o comissário europeu.

continua após publicidade

Questionado se a opção de negociar um acordo bilateral com o Brasil interessava à UE, o comissário foi diplomático. "Eu dei a resposta que queria dar. Nem mais nem menos."

No setor privado, a declaração do comissário foi interpretada como uma indicação de que, se o Brasil aparecer para negociar sozinho, terá em Bruxelas interlocutores dispostos a conduzir um novo diálogo.

Os europeus não escondem o interesse por um acordo com o Brasil diante do potencial que a queda de tarifas daria para as exportações da UE, principalmente com a demanda doméstica na Europa enfraquecida pela crise.

Em 2000, as negociações para a criação de uma zona de livre comércio entre os dois blocos foram lançadas. Mas o projeto pouco avançou. Do lado europeu, a queixa era de que os sul-americanos não estavam dando acesso suficiente para a entrada de bens industriais europeus. Do lado do Mercosul, o problema é que, desde então, a Europa proliferou acordos comerciais com vários outros parceiros comerciais, o que começou a afetar os interesses de exportadores brasileiros. Alguns deles - os maiores - optaram até mesmo por se instalar na UE. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "UE já admite acordo comercial só com o Brasil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!