MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Quase 70% das domésticas trabalham na informalidade

Uma das profissões mais antigas do país comemora seu dia amanhã (27) com poucas vantagens a destacar em termos de salário e estabilidade no emprego. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 70% dos mais de 6

Da Redação

·
Quase 70% das domésticas trabalham na informalidade
Icone Camera Foto por googleimagens.com
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.04.2010, 20:25:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma das profissões mais antigas do país comemora seu dia amanhã (27) com poucas vantagens a destacar em termos de salário e estabilidade no emprego. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 70% dos mais de 6 milhões de empregados domésticos do país não têm carteira assinada.

continua após publicidade

Os trabalhadores domésticos têm um dos salários mais baixos, só perdendo para a construção civil, segundo o gerente da Pesquisa de Emprego do IBGE, Cimar Azeredo, representante do instituto na OIT (Organização Internacional do Trabalho). A presença de mulheres atinge 95% e conta com alto índice de informalidade.

continua após publicidade

Segundo Azeredo, existe um avanço muito discreto no registro de trabalhadores, mas a maior dificuldade é a fiscalização.

continua após publicidade

- É muito mais difícil ter a fiscalização no setor doméstico, a não ser que seja por denúncia, do que a fiscalização no setor privado. E o empregador é pessoa física que, quando assina carteira, tem uma série de encargos que complica a manutenção do empregado doméstico.

A justificativa é quase unanimidade entre as donas de casa. A assistente jurídica Isabela Martins, por exemplo, abriu mão de mais conforto para poder reduzir os gastos em casa. O empregador gasta quase 40% a mais do que o salário mínimo (R$ 510) para manter um trabalhador doméstico com carteira assinada.

continua após publicidade

- Hoje, não tenho mais condições de manter uma empregada doméstica diariamente. Escolhi uma diarista que vem duas vezes por semana. O custo mensal caiu significativamente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Quase 70% das domésticas trabalham na informalidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!