Economia

Gasto sobe 3,9% em junho, diz ONS

Da Redação ·





Por Denise Luna

RIO DE JANEIRO, RJ, 5 de julho (Folhapress) - O consumo de energia elétrica medida pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) em junho subiu 3,9% em todo o país, para 60.432 megawatt, comparado ao mesmo mês do ano passado. Em relação a maio, porém, houve queda de 0,8%.

O subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por metade do consumo de energia do país, também teve uma alta expressiva, de 3,9% em junho contra o mesmo mês de 2012, o maior crescimento do ano, mas ficou estável em relação a maio.

Segundo o ONS, a estabilidade é decorrente de um comportamento sazonal. As temperaturas deste ano estão no mesmo patamar de junho do ano passado, segundo o ONS, assim como o nível de capacidade instalada da indústria.

Dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas indicaram que o nível de utilização da capacidade instalada recuou 0,2 pontos percentuais em junho de 2013, com relação ao mês anterior, atingindo 84,4%, mesmo nível apresentado em janeiro deste ano, mantendo-se em patamar elevado.

Segundo o ONS, as famílias continuam sendo o carro chefe do consumo de energia no Nordeste, puxado pela maior renda per capita e a expansão de crédito.

A região teve a maior taxa de consumo de energia em junho, de 6,6%, mas também ficou negativa em 2,6% contra maio.

O Sul teve crescimento de 3,4% em relação há um ano e queda de 0,5% contra maio, enquanto o Norte consumiu 2,1% a mais energia do que em junho de 2012 e menos 4,7% do que maio deste ano.
 

continua após publicidade