Economia

Taxa de desemprego fica inalterada em junho, em 7,6%

Da Redação ·





Por Joana Cunha

NOVA YORK, EUA, 5 de julho (Folhapress) - Ainda sem apresentar sinais de melhora no mercado de trabalho americano, a taxa de desemprego permaneceu inalterada em junho, em 7,6%, segundo relatório divulgado na manhã de hoje pelo Departamento de Trabalho.

Foram adicionadas 195 mil vagas no mês e o número de pessoas em busca de trabalho ficou em 11,8 milhões, indicador que registrou pouca mudança desde fevereiro.

Economistas consultados pela agência Reuters esperavam que fossem adicionados 165 mil postos de trabalho e que a taxa de desemprego caísse um ponto percentual, para 7,5%.

Entre os setores que se destacaram estão saúde, hotelaria, serviços e varejo. Em junho, a taxa de desemprego feminina (6,8%) quase alcançou a masculina (7%), que permaneceu estável, assim como o grupo de jovens, que atinge 24%.

O volume de desempregados de longo prazo, que procuram uma colocação há mais de 27 semanas, continua em 4,3 milhões de pessoas.

O dado, que deve repercutir sobre as Bolsas hoje, foi considerado positivo pelo Banco Fator. "O mercado de trabalho nos EUA em junho foi muito bem, segundo as pesquisas do Departamento do Trabalho", informa a instituição em relatório.
 

continua após publicidade