MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Anfavea registra produção e licenciamento recordes

A produção de 1,86 milhão de unidades e a venda de 1,8 milhão de veículos no primeiro semestre deste ano são recordes históricos para uma primeira metade do ano, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Os rec

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.07.2013, 12:54:01 Editado em 27.04.2020, 20:27:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A produção de 1,86 milhão de unidades e a venda de 1,8 milhão de veículos no primeiro semestre deste ano são recordes históricos para uma primeira metade do ano, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Os recordes anteriores ocorreram em 2011, quando a produção entre janeiro e junho daquele ano atingiu 1,714 milhão de veículos e os emplacamentos somaram 1,73 milhão de unidades.

continua após publicidade

O presidente da Anfavea, Luiz Moan, atribuiu os recordes do primeiro semestre de 2013 ao crescimento expressivo na produção e vendas de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. "São bens de capital, que significam o aumento do investimento na economia, o que nos leva a manter o otimismo", disse o executivo.

Outro fator para justificar o bom desempenho, principalmente na produção nacional de veículos, foi o aumento da substituição de veículos importados por nacionais, que saiu de patamares acima de 20% para 19,2% em junho. "A substituição dos importados pelos nacionais incluíram de 40 mil a 50 mil unidades de veículos nacionais no mercado brasileiro", afirmou.

continua após publicidade

Efeito IPI

Moan classificou ainda como uma "redução de vendas absolutamente esperada" a queda de quase 10% nas vendas de veículos em junho sobre junho de 2012, cenário que deve seguir ao menos até agosto. "Entre junho e agosto do ano passado, o volume de vendas foi alto, em função da redução do IPI ocorrida em 2012", disse.

O presidente da Anfavea disse ainda que o crescimento de 7,2% na receita com exportação no primeiro semestre de 2013 foi "expressivo" e atribuiu a alta à expansão dos mercados compradores e não à melhoria da competitividade do setor.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Anfavea registra produção e licenciamento recordes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!