MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo desligará todas as térmicas a diesel e óleo

O governo vai desligar, a partir desta quinta-feira, 04, todas as usinas térmicas movidas a óleo diesel e combustível que estão em funcionamento. O anúncio foi feito na tarde desta quarta pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Em outubro, devido

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2013, 17:39:01 Editado em 27.04.2020, 20:27:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo vai desligar, a partir desta quinta-feira, 04, todas as usinas térmicas movidas a óleo diesel e combustível que estão em funcionamento. O anúncio foi feito na tarde desta quarta pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Em outubro, devido à escassez de chuvas e à queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas, todas essas usinas foram acionadas. Nos últimos meses, cinco foram desligadas. Amanhã, outras 34 serão desligadas, o que deve representar uma economia mensal de R$ 1,4 bilhão. O desligamento atinge 3,8 mil MW de potência.

continua após publicidade

"As chuvas vieram na medida das nossas expectativas. Os reservatórios estão cheios, com exceção do Nordeste, onde estamos com uma dificuldade pequena", disse o ministro a jornalistas.

Segundo Lobão, as bacias dos rios Uruguai, Paraná, Tietê e Iguaçu estão com um comportamento "excelente". "Em razão disso, resolvemos desligar todas as térmicas movidas a diesel e óleo." O ministro declarou que somente as térmicas mais baratas, movidas a gás, biomassa, carvão e nuclear, continuarão ligadas. "As usinas que permanecem são as de custo mais baixo", completou.

continua após publicidade

"Se o regime de chuvas for adequado, não religaremos nenhuma", disse Lobão, advertindo que, em caso de necessidade, podem voltar a ser acionadas. Segundo ele, o custo de R$ 1,4 bilhão mensal representa mais de dois terços do total de gastos que o governo tem com as usinas térmicas. "A ideia era manter as térmicas ligadas pelo tempo necessário, e julgamos que as térmicas mais caras não são mais necessárias. Temos segurança quanto ao abastecimento de energia elétrica no País. As hidrelétricas, junto com as térmicas mais baratas, darão conta."

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afirmou que houve melhora das condições hidrológicas, principalmente nas Regiões Sul e Sudeste. "Estamos acompanhando e, se a melhoria continuar, podemos parar mais térmicas."

Grupo X

A imprensa aproveitou para questionar o ministro sobre as dificuldades que o Grupo X, do empresário Eike Batista, vem enfrentando e saber qual a posição do governo. Lobão negou o planejamento de qualquer tipo de auxílio oficial para as companhias da holding.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo desligará todas as térmicas a diesel e óleo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!