Economia

Yahoo decide encerrar buscador Altavista e mais 11 serviços

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 1º de julho (Folhapress) - Com a pretensão de se concentrar em serviços mais importantes, o Yahoo! vai encerrar o Altavista, popular site de pesquisa da segunda metade da década de 90 que se consagrou como um dos primeiros buscadores a indexar grandes quantidades de conteúdo da internet.

Segundo o anúncio feito no blog oficial da empresa, na última sexta-feira (28), o pioneiro motor de buscas, adquirido pelo Yahoo! em 2003 por US$ 140 milhões, não vai mais funcionar a partir de 8 de julho. Depois dessa data, os internautas que tentarem acessá-lo serão redirecionados para o buscador do Yahoo!.

Fundado em 1995, o Altavista se popularizou por se destacar num mercado que não conseguia acompanhar as informações da crescente população de sites na internet.

Com computadores mais potentes e uma tecnologia de busca própria que encontrava os sites e fazia o registro do que havia neles, o serviço chegou a indexar 20 milhões de páginas, muito mais que qualquer concorrente na época.

O domínio prevaleceu até 2001, quando o número de buscas realizadas pelo Google -que nasceu em 1996- ultrapassou o do Altavista.

Outros 11 serviços estão sendo encerrados pelo Yahoo!, como o reprodutor Yahoo! WebPlayer e o buscador de lugares Yahoo! Neighbors Beta.
 

continua após publicidade