MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança do consumidor paulistano tem 4.a queda seguida

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano, divulgado nesta segunda-feira,01, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), caiu pela quarta vez consecutiva em junho. O indicador registrou queda de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.07.2013, 11:48:30 Editado em 27.04.2020, 20:28:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano, divulgado nesta segunda-feira,01, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), caiu pela quarta vez consecutiva em junho. O indicador registrou queda de 0,6%, passando de 146 pontos em maio para 145 em junho - em uma escala que varia de 0 a 200 e denota otimismo quando acima dos 100 pontos.

continua após publicidade

Segundo a FecomercioSP, a alta nos preços, que prejudica a renda real do consumidor, tem provocado nas sucessivas reduções na confiança.

O ICC é composto pelo Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea) e pelo Índice de Expectativa do Consumidor (IEC). Segundo a FecomercioSP, enquanto o Icea teve alta de 1,6% em junho, passando de 145,1 em maio para 147,5 pontos em junho, o IEC registrou queda de 2,1%, ao diminuir de 146,5 para 143,4 pontos. Para a entidade, "isso pode indicar que o consumidor está percebendo as medidas de contenção da inflação e dos estímulos ao consumo por meio das desonerações como passageiras, com expectativa de um cenário mais preocupante no futuro".

continua após publicidade

De acordo com a pesquisa, existe também uma percepção distinta entre os consumidores das diferentes faixas de renda. No Icea, pessoas com renda superior a dez salários mínimos mostraram mais otimismo, com 150,1 pontos (avanço de 8,5% em relação a maio), e os consumidores com renda inferior mostraram-se menos confiantes, com 146,2 pontos (queda de 1,4% em relação ao mês anterior).

Já no IEC os paulistanos com renda mensal superior a dez salários mínimos indicaram percepções mais negativas, com queda de 10% na confiança, passando de 148,3 pontos em maio para 133,5 em junho. Entre pessoas com rendimentos inferiores houve aumento de confiança de 1,6%, com alta de 145,7 para 148,1 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança do consumidor paulistano tem 4.a queda seguida"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!