MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Feijão ruim é vendido como de 1ª

Hoje é dia de conferir a qualidade do feijão que você leva para casa. Análises do órgão de defesa do consumidor Pro-Teste em 25 marcas mostraram que tem fabricante vendendo gato por lebre. Treze das empresas pesquisadas apresentaram problemas, como pre

Da Redação

·
 Feijão Carioca
Icone Camera Foto por Google Imagens
Feijão Carioca
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.04.2010, 22:25:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Hoje é dia de conferir a qualidade do feijão que você leva para casa. Análises do órgão de defesa do consumidor Pro-Teste em 25 marcas mostraram que tem fabricante vendendo gato por lebre. Treze das empresas pesquisadas apresentaram problemas, como presença de grãos imperfeitos e até insetos vivos dentro das embalagens.

continua após publicidade
Os defeitos encontrados em feijão apontado como tipo 1 mostram falta de controle de qualidade e descaso das empresas, que estão vendendo produto com qualidade inferior mais caro”, explica Maria Inês Dolci, advogada da Pro-Teste. Ela destaca que os insetos e grãos defeituosos não chegam a ser perigosos para o consumidor graças ao preparo do alimento. Três marcas informaram uma indicação extinta há dois anos pelo Ministério da Agricultura. O órgão define como tipo 1 o produto de melhor qualidade, com grãos perfeitos e quase sem impurezas. Já o tipo 2 pode conter poucos grãos mofados, ardidos (fermentados), carunchados (com ovos ou perfurações de lagartas) ou quebrados ou sem casca.
A dica da entidade é conferir a uniformidade dos grãos ainda na loja. Quanto mais “coloridos”, maior a chance de ter defeitos. Quem comprou o produto e viu grãos suspeitos pode levar à lojapara tentar trocá-lo. Também deve reclamar com o fabricante. Se não for ouvido, é possível recorrer a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

As marcas ‘Fritz e Frida’, vendida apenas na Região Sul do País, e ‘Great Value’, distribuída pelos supermercados Wal-mart, tiveram a melhor relação entre qualidade e preço. ‘Kicaldo’, ‘Qualitá’, ‘Camil’ e ‘Caldo Bom’ também apresentaram bom desempenho. Já as marcas ‘Blue Ville’, ‘Nacional’ e ‘Combrasil’, foram as piores.

Apesar dos preços do feijão preto acumularem alta de 2,55% no mês, o valor médio caiu no Rio em relação a abril de 2009. A informação é do economista André Braz, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fabricantes tentam se justificar

continua após publicidade

Cada fabricante deu uma explicação justificando o motivo pelo qual seus produtos apresentaram problemas. Para a SLC Alimentos, responsável pela ‘Namorado’, o resultado foi uma “surpresa”. Segundo a empresa, outros testes de órgãos como o Inmetro teriam atestado a qualidade da marca. A SLC disse discordar dos resultados e que o manuseio dos pacotes nos pontos de venda pode facilitar a quebra de grãos.

O Walmart, dono das marcas ‘Nacional’ e ‘Mercadorama’, informou que que seus produtos são processados de acordo com os padrões do Ministério da Agricultura. A empresa mandou fazer análises que comprovem a qualidade e a segurança do produto.

O Econ divulgou que, para possíveis melhorias, vai reavaliar seu processo de fabricação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Feijão ruim é vendido como de 1ª"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!