Hoje é dia de conferir a qualidade do feijão que você leva para casa. Análises do órgão de defesa do consumidor Pro-Teste em 25 marcas mostraram que tem fabricante vendendo gato por lebre. Treze das empresas pesquisadas apresentaram problemas, como presença de grãos imperfeitos e até insetos vivos dentro das embalagens.
As marcas ‘Fritz e Frida’, vendida apenas na Região Sul do País, e ‘Great Value’, distribuída pelos supermercados Wal-mart, tiveram a melhor relação entre qualidade e preço. ‘Kicaldo’, ‘Qualitá’, ‘Camil’ e ‘Caldo Bom’ também apresentaram bom desempenho. Já as marcas ‘Blue Ville’, ‘Nacional’ e ‘Combrasil’, foram as piores.
Apesar dos preços do feijão preto acumularem alta de 2,55% no mês, o valor médio caiu no Rio em relação a abril de 2009. A informação é do economista André Braz, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Fabricantes tentam se justificar
Cada fabricante deu uma explicação justificando o motivo pelo qual seus produtos apresentaram problemas. Para a SLC Alimentos, responsável pela ‘Namorado’, o resultado foi uma “surpresa”. Segundo a empresa, outros testes de órgãos como o Inmetro teriam atestado a qualidade da marca. A SLC disse discordar dos resultados e que o manuseio dos pacotes nos pontos de venda pode facilitar a quebra de grãos.
O Walmart, dono das marcas ‘Nacional’ e ‘Mercadorama’, informou que que seus produtos são processados de acordo com os padrões do Ministério da Agricultura. A empresa mandou fazer análises que comprovem a qualidade e a segurança do produto.
O Econ divulgou que, para possíveis melhorias, vai reavaliar seu processo de fabricação.
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