Economia

Analista do Banco Central ensina identificar dinheiro falso

Da Redação ·

O analista do Banco Central Alexandre Ricardo Matta Pio de Abreu ministrou nesta sexta-feira a palestra “Conheça o seu dinheiro”, às 19h30, no Clube 28 de Janeiro, em Apucarana.


Ele, que é especialista em identificar dinheiro falso, veio ensinar comerciantes e consumidores a identificar os itens que garantem a segurança das cédulas, evitando assim prejuízos e a circulação de notas falsas.

 

continua após publicidade

Antes da palestra, Alexandre esteve na redação do Jornal Tribuna do Norte e ensinou três procedimentos básicos para identificar uma cédula verdadeira.

continua após publicidade

O primeiro item que deve ser observado é a marca d' água.

Deve segurar a cédula contra a luz, olhando para o lado que contém a numeração. Observe na área clara, do lado esquerdo, a marca d´água em tons que variam do claro ao escuro. As cédulas de R$ 1,00 produzidas atualmente apresentam como marca d´água a figura da Bandeira Nacional.

continua após publicidade



 

O segundo item, segundo o analista, é registro coincidente. Olhando-se a nota contra a luz, o desenho das Armas Nacionais aparecerá por inteiro, pois suas partes complementares, impressas nos dois lados da nota, ajustam-se perfeitamente.

continua após publicidade
continua após publicidade


 

E o terceiro item recomendado é observar a imagem latente. Observando a frente da cédula, olhe a partir do canto inferior esquerdo, colocando-a na altura dos olhos, na posição horizontal e sob luz natural abundante: ficarão visíveis as letras "B" e "C".

continua após publicidade


 

O especialista também recomenda para os empresários quando a dúvida persistir usar a lente de aumento. Para ele, a lupa é o melhor dispositivo por identificar as microimpressões. 


Letras "B" e "C" impressas em tamanho minúsculo, visíveis com o auxílio de uma lente no interior dos números indicativos de valor da cédula e na faixa clara junto à efígie da República.

No site do Banco Central tem outras dicas para identificar a cédula verdadeira.