Economia

Economia brasileira cresce 7,4% em fevereiro

Da Redação ·
 Pesquisa mensal da Serasa mostra que PIB teve melhor desempenho desde julho de 2008
fonte: googleimagens.com
Pesquisa mensal da Serasa mostra que PIB teve melhor desempenho desde julho de 2008

A economia brasileira cresceu 7,4% em fevereiro na comparação com um ano antes, segundo pesquisa da consultoria Serasa Experian. O indicador de Perspectiva da Atividade Econômica, que mede o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país) mês a mês, apresentou o melhor resultado desde julho de 2008.

continua após publicidade

Em janeiro e fevereiro, o crescimento da economia brasileira ficou em 7,3%, frente ao primeiro bimestre de 2009.

continua após publicidade

Segundo os economistas da Serasa Experian, o que ajudou a economia foram os pacotes de estímulo do governo, como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre carros, eletrodomésticos da linha branca (máquina de lavar, fogão e geladeira) e materiais de construção.

continua após publicidade

- O forte crescimento econômico anual observado neste início de ano deve-se não apenas à base mais fraca de comparação (no mesmo período em 2009 a economia brasileira estava em recessão), mas também aos efeitos favoráveis dos estímulos fiscais à compra de bens duráveis bem como dos impulsos oriundos de uma política monetária expansionista ainda vigente, favorecendo o crédito ao consumidor.

Os investimentos na produção industrial cresceram 24,3% em fevereiro, enquanto o consumo das famílias avançou 10,5%. No acumulado do primeiro bimestre, os gastos das empresas foram de 19,5%, frente à alta de 10,3% no consumo das famílias.

continua após publicidade

A atividade das indústrias foi a grande responsável pelo avanço do PIB mensal. O setor avançou 13,4%. A área de serviços apresentou uma alta mais modesta: 4,7% na comparação anual. Por sua vez, o setor agropecuário exibiu crescimento de 2,6% frente a fevereiro de 2009, revertendo treze meses seguidos de queda.

Sem os fatores sazonais, o crescimento mensal observado em fevereiro deste ano foi de 0,5% em relação a janeiro.