MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Estatal pode assumir estudo sobre jazidas

SÃO PAULO, SP, 30 de maio (Folhapress) - O governo quer assumir as pesquisas de minerais considerados estratégicos para o país. As novas licitações para exploração partiriam da avaliação desses estudos. De acordo com o jornal "Valor Econômico", a pesq

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.05.2013, 14:52:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 30 de maio (Folhapress) - O governo quer assumir as pesquisas de minerais considerados estratégicos para o país. As novas licitações para exploração partiriam da avaliação desses estudos.

De acordo com o jornal "Valor Econômico", a pesquisa de mapeamento das jazidas, que atualmente é feita, principalmente, por companhias de pequeno porte, passaria a ser feita pela CPRM (Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais). A estatal é ligada ao Ministério de Minas e Energia.

A ideia é considerada polêmica pelo setor, já que acaba com o sistema atual de pesquisa e lavra. A proposta deve integrar o novo marco regulatório do setor mineral.

Há ainda a dúvida sobre o futuro das empresas que hoje fazem os estudo geológicos, além do receio no setor de que o governo se aproprie de estudos já realizados que foram encaminhados para o Departamento Nacional de Pesquisa Mineral.

Outra questão levantada trata da capacidade de infraestrutura do governo para a realização dessas pesquisas, já que a CPRM parece não dispor de pessoal suficiente para a realização dos estudos.

O órgão conta hoje com 1.474 funcionários efetivos e 456 terceirizados, dos quais a maior parte está dedicada a temas hidrometeorológiocs. O orçamento para 2013 da estatal é de R$ 468 milhões.

A empresa admite que, caso as mudanças propostas sejam confirmadas, será necessário uma ampliação de orçamento e de pessoal.

Segundo declaração do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, ao "Valor Econômico" a CPRM já recebeu autorização do Ministéiro do Planejamento para realizar concurso público para recrutar novos profissionais para reforçar o quadro técnico da empresa.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Estatal pode assumir estudo sobre jazidas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!