Economia

Agropecuária tem melhor desempenho desde 1998

Da Redação ·
Agropecuária tem melhor desempenho desde 1998
fonte: Tribuna do Norte
Agropecuária tem melhor desempenho desde 1998

RIO DE JANEIRO, RJ, 29 de maio (Folhapress) - O setor de agropecuária cresceu 9,7% no primeiro trimestre do ano na comparação com os últimos três meses de 2012. Foi o melhor resultado nesse tipo de comparação desde o segundo trimestre de 1998, quando houve crescimento de 13,9%.

Os dados foram divulgados hoje (29) pelo IBGE. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 17%, a maior para esse tipo de comparação desde o início da série histórica do IBGE, iniciada em 1996.

"Foi um resultado positivo, mas é preciso lembrar que a base de comparação é fraca. Com problemas climáticos, o setor teve um desempenho ruim em 2012, com queda de 2,3% no ano", afirma Rebeca de La Rocque, do IBGE.

continua após publicidade
confira também

Além desses fatores, os especialistas esperam um bom resultado do setor agrícola com a expectativa de safra recorde neste ano.

"Vale destacar também que a área plantada não cresceu no mesmo ritmo, o que mostra um aumento da produtividade", afirma.

Segundo a especialista, a cultura que mais que mais influenciou o resultado foi a produção de soja, que tem peso de 20% na agropecuária. A soja tem a colheita concentrada no primeiro trimestre do ano.

O aumento da quantidade produzida de soja foi de 23,3% no primeiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2012.

Outros destaques vieram do milho (9,1%), fumo (5,7) e arroz (5,1%).