MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Procura do consumidor por financiamento aumenta em abril

Por Ligia Tuon SÃO PAULO, SP, 28 de maio (Folhapress) - O consumidor mostrou maior otimismo em abril. De acordo com o indicador de Demanda por Crédito, medido pela a Boa Vista Serviços -administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)- a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.05.2013, 18:13:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Ligia Tuon

SÃO PAULO, SP, 28 de maio (Folhapress) - O consumidor mostrou maior otimismo em abril. De acordo com o indicador de Demanda por Crédito, medido pela a Boa Vista Serviços -administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)- a intenção do brasileiro em pedir dinheiro emprestado teve alta de 0,4% no mês, quando comparado a março.

A expectativa de especialistas, no entanto, era que houvesse queda no período. "O índice positivo está ligado à recuperação tardia do setor", analisa o economista da Boa Vista, Flávio Calife. "Em março, esperávamos um aumento maior do que o apresentado, na comparação com fevereiro. Isso veio refletir só agora", diz.

Na comparação entre abril deste ano com o mesmo mês do 2012, o índice teve aumento de 2%, o que mostra um arrefecimento da inadimplência da pessoa física.

De acordo o levantamento da Boa Vista, a entrada de novos inadimplentes nos cadastros se manteve próxima de zero no acumulado do ano ante o mesmo período de 2012. "Esse número havia crescido 4,5% no mesmo período de 2012 - se comparado com o ano anterior - e 23% em 2011, em relação a 2010", ressalta Calife.

Bancos Mais Flexíveis

O indicador mostra também uma recuperação da demanda para serviços financeiros (representado pelos bancos), que teve alta de 0,4% em abril ante março, também acima das expectativas. "A projeção é que esse setor, que ainda está cauteloso para conceder crédito, dê uma afrouxada nos próximos meses", aposta o economista.

Em relação aos serviços de crédito para o varejo, que não tiveram alteração nas intenções de crédito em abril, a tendência é que o consumidor fique mais contido até o final do ano. "A inadimplência no varejo demorou mais para cair, em relação aos outros setores. É normal que, agora, mostre uma retraída no crédito", diz Calife.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Procura do consumidor por financiamento aumenta em abril"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!