MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Impressão em 3D reduz custos de empresas e permite personalização, diz especialista

Por Mariana Sallowicz RIO DE JANEIRO, RJ, 25 de maio (Folhapress) - Com o desenvolvimento da técnica de impressão em 3D, as empresas poderão reduzir custos e fazer produtos cada vez mais personalizados para os clientes, afirma o americano Andre Sharon,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.05.2013, 14:08:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Mariana Sallowicz

RIO DE JANEIRO, RJ, 25 de maio (Folhapress) - Com o desenvolvimento da técnica de impressão em 3D, as empresas poderão reduzir custos e fazer produtos cada vez mais personalizados para os clientes, afirma o americano Andre Sharon, diretor do centro europeu de inovação industrial Fraunhofer e professor de engenharia da Universidade de Boston.

A fabricação de objetos é a feita partir de modelos em computadores, sem que se tenha a necessidade de ferramentas específicas. "A mão de obra também é reduzida, já que o trabalho é feito pela máquina", explica Sharon, que apresentou o tema em evento da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio) na última quinta-feira.

Os objetos são desenhados camada por camada. O método pode ser utilizado na produção de implantes dentários, por exemplo. O especialista cita uma empresa na Holanda faz implantes com a impressão em 3D. "O procedimento ainda não está em ampla utilização, ainda está sendo implementado, mas vem crescendo", diz.

De acordo com Sharon, a personalização pode ser feita a um custo razoável. "Será possível, por exemplo, comprar implantes dentários feitos especificamente para a boca do cliente", afirma.

No Brasil, as impressoras 3D já podem ser encontrados por cerca de R$ 3.500. No entanto, os modelos domésticos fazem peças com menor funcionalidade. "São mais indicados para decoração, por exemplo", diz.

De acordo com o especialista, a ideia é permitir que os clientes possam até projetar os seus próprios produtos e enviar os modelos digitais pela internet para os fabricantes.

Se o consumidor tiver a impressora e o modelo em seu computador, poderá fazê-lo até mesmo sem custos, apenas com gastos com material.

Escala

O método não é recomendado para produções em larga escala, apenas pequenos volumes. Um dos principais motivos é o longo tempo do procedimento.

"O iPhone, por exemplo, não pode ser fabricado por meio desse método porque o volume é grande e demora muito tempo para que se faça cada unidade. Cada parte da peça demora muito para ser feita porque a fabricação é feita camada por camada."

Outro empecilho da fabricação em 3D é o acabamento. "É necessário fazer um trabalho de finalização em muitos casos."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Impressão em 3D reduz custos de empresas e permite personalização, diz especialista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!