MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Limitar gastos públicos ganhou viés político

Ao impor um limite para os gastos do governo federal, a equipe econômica "enxuga" a quantidade de dinheiro público que circula na economia. A prática de contingenciar despesas previstas no orçamento não é nova, mas ganhou contornos políticos no governo Di

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.05.2013, 08:39:01 Editado em 27.04.2020, 20:29:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ao impor um limite para os gastos do governo federal, a equipe econômica "enxuga" a quantidade de dinheiro público que circula na economia. A prática de contingenciar despesas previstas no orçamento não é nova, mas ganhou contornos políticos no governo Dilma Rousseff.

continua após publicidade

Com poucos dias de governo, Dilma anunciou em fevereiro de 2011 um enorme corte de despesas - de R$ 50 bilhões. A tesoura atingiu a todos, e tinha um objetivo específico: reduzir o estímulo que o governo dava ao crescimento econômico e, com isso, diminuir a inflação. Após o salto recorde de 7,5% no PIB de 2010, a inflação acelerou para 5,9% e o governo resolveu apertar os cintos.

O dinheiro poupado seria canalizado para reduzir o peso da dívida pública.

continua após publicidade

A situação mudou de figura em 2012. Em fevereiro, o governo anunciou novo corte, de R$ 55 bilhões. O corte foi anunciado, mas não foi cumprido integralmente. Com a crise da Europa, o governo resolveu soltar dinheiro para tentar reanimar a economia.

O terceiro ano de governo começou diferente. Em fevereiro nem sequer havia orçamento - o Congresso Nacional só aprovou o texto em março. Em seguida, Dilma foi ganhando tempo. O contingenciamento de despesas que deve ser anunciado nesta quarta-feira, 22, portanto, ocorre com um calendário mais avançado, que permite aos técnicos ter um quadro melhor do que os espera até dezembro. O quadro inflacionário preocupa o governo, mas a perspectiva de três anos consecutivos de PIB baixo preocupa mais. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Limitar gastos públicos ganhou viés político"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!