MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Câmara aprova reabertura de adesão ao Refis de 2009

Por Márcio Falcão BRASÍLIA, DF, 21 de maio (Folhapress) - Em uma medida provisória com diversos temas, a Câmara dos Deputados aprovou hoje a reabertura do prazo de adesão ao Programa de Recuperação Fiscal lançado em 2009 para ajudar empresas no enfrent

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.05.2013, 23:27:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Márcio Falcão

BRASÍLIA, DF, 21 de maio (Folhapress) - Em uma medida provisória com diversos temas, a Câmara dos Deputados aprovou hoje a reabertura do prazo de adesão ao Programa de Recuperação Fiscal lançado em 2009 para ajudar empresas no enfrentamento da crise financeira internacional, chamado de Refis da Crise.

A reabertura do programa foi incluída pelo relator da matéria, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), e corre o risco de ser vetada pelo governo. Pela proposta, o prazo para as empresas aderiram ao Refis será estendido até 31 de dezembro deste ano.

O texto segue para análise do Senado e precisa ser aprovado até o dia 3 de junho, quando a medida provisória perde a validade.

O relator admite que a medida não tem aval do governo, mas disse que o Parlamento tem autonomia para propor mudanças que possam aperfeiçoar propostas.

O peemedebista também incluiu na medida provisória permissão para que todos os beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, principal programa habitacional do governo, possam financiar materiais de construção e bens de consumo duráveis.

Inicialmente, a proposta do governo autorizava esse financiamento apenas para beneficiários da faixa I, com menor renda. "Não posso fazer distinção entre os beneficiários. Se tem direito ao programa, é porque precisa de todo o tipo de financiamento", justificou o relator.

Durante a votação, parlamentares do governo e da oposição discutiram a possibilidade de a Secretaria de Aviação Civil transferir a bancos federais a atribuição de contratar obras e serviços de engenharia em aeroportos regionais.

O governo enviou para o Congresso a previsão para que essa gestão fosse feita pelo Banco do Brasil. Vieira Lima estendeu para outras instituições financeiras, deixando a SAC escolher quem vai gerir o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).

Com isso, fica permitido "processo licitatório simplificado" para a contratação de bens e serviços pela Infraero, bem como para contratos permissão e concessão de uso das áreas, instalações e equipamentos dos terminais aeroportuários.

A proposta amplia para obras e serviços de engenharia para modernização, construção, ampliação ou reforma dos terminais aeroportuários o RDC (Regime Diferenciado de Contratações), utilizado para obras do Copa e das Olimpíadas; do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), além de ações em saúde e educação.

Os deputados ainda mantiveram no texto a permissão para que a União ceda onerosamente, ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social e suas controladas, direitos de créditos detidos pelo Tesouro Nacional contra a Itaipu Binacional. Esses recursos serão destinados à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para custear parte da redução de tarifas de energia elétrica anunciadas pela presidente Dilma Rousseff no início do ano.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara aprova reabertura de adesão ao Refis de 2009"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!