MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Cerca de 3% das rotas concentram metade do trafego aéreo nacional

RIO DE JANEIRO, RJ, 21 de maio (Folhapress) - Mesmo com o esforço do governo e das companhias aéreas em democratizar o transporte aéreo, o mapa de utilização do avião no Brasil manteve-se concentrado ao final do segundo mandato de Lula, em 2010. O trec

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.05.2013, 12:42:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





RIO DE JANEIRO, RJ, 21 de maio (Folhapress) - Mesmo com o esforço do governo e das companhias aéreas em democratizar o transporte aéreo, o mapa de utilização do avião no Brasil manteve-se concentrado ao final do segundo mandato de Lula, em 2010.

O trecho Rio-São Paulo ainda era disparado o de maior movimento no país. A maioria dos passageiros no país estava concentrada nos municípios de São Paulo, Rio, Brasília, Salvador e Belo Horizonte.

As informações constam da nova pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o tráfego aéreo do país, divulgada hoje.

O instituto utilizou dados de 2010 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para criar uma matriz de trajetos. A pesquisa utilizou como base 135 cidades. O IBGE não fez diferenciação entre origem e destino. Apenas apontou cidades ligadas por rotas aéreas e calculou sua utilização pelos passageiros.

Essa matriz criada tem, de acordo com o IBGE, 877 pares de ligações entre municípios. Desse total, 24 rotas (cerca de 3% do total) correspondem a 50% de toda a movimentação de passageiros e carga em 2010, o que sugere a concentração territorial. A pesquisa mostrou que 71,5 milhões de passageiros utilizaram o serviço em 2010 e 434 mil toneladas de carga foram transportadas no período.

Rotas

Do total, 5,68 milhões de passageiros que utilizaram a ponte aérea Rio-São Paulo, a de maior movimento no país, em 2010. Eles correspondem quase ao dobro do trecho São Paulo-Brasília, que atingiu 3 milhões de passageiros no período e foi o segundo mais movimentado.

A maior cidade do país faz parte dos seis trajetos com maior movimento em 2010. O terceiro trajeto mais utilizados é o que liga São Paulo a Porto Alegre, com 2,6 milhões de passageiros.

A primeira rota que não inclui a capital paulista entre os mais movimentadas é a Rio de Janeiro-Brasília, com 1,7 milhão de passageiros em 2010. A rota está na sétima colocação, de um total de 24.

Passageiros

No quesito transporte de passageiros, São Paulo desponta como o município com a maior utilização do serviço --26,8 milhões. O número é quase o dobro do Rio de Janeiro, o segundo colocado, com 14,4 milhões de pessoas em 2010. Brasília, Salvador e Belo Horizonte aparecem nas posições seguintes, com 12,3 milhões, 6,3 milhões e 5,8 milhões de passageiros, respectivamente.

Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é o último de uma lista de 19 municípios com maior movimentação de passageiros no período. Um milhão de pessoas viajaram de avião a partir de Campo Grande em 2010.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Cerca de 3% das rotas concentram metade do trafego aéreo nacional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!