MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Prorrogação do IPI agradou empresários e consumidores

A prorrogação do desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de material de construção foi vista com alívio pelos consumidores e pelos empresários do setor. A medida, que vigorará até dezembro deste ano, foi anunciada na quinta-

Da Redação

·
 Com isenção, diferença de preço pode chegar a 8% e vendas parceladas diminuiram
Icone Camera Foto por googleimagens.com
Com isenção, diferença de preço pode chegar a 8% e vendas parceladas diminuiram
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.04.2010, 07:35:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A prorrogação do desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de material de construção foi vista com alívio pelos consumidores e pelos empresários do setor. A medida, que vigorará até dezembro deste ano, foi anunciada na quinta-feira (15) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

continua após publicidade

O setor sofria com a concentração de encomendas devido à proximidade do fim do desconto, previsto para junho. Com o elevado volume de compras, temia-se o desabastecimento e, consequentemente, a pressão sobre os preços. Na semana passada, o presidente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), Cláudio Cruz, conversou sobre o assunto com Mantega, durante evento do setor em São Paulo. A associação reúne mais de 50 mil lojas.

continua após publicidade

- Tivemos oportunidade de dizer ao ministro que o setor da construção civil estava antecipando as compras para maio e junho, devido à proximidade do fim do IPI e que isso que estava provocando um desabastecimento do setor e aumento de preço.

continua após publicidade

Segundo Cruz, em vez de comprar em 12 ou 15 meses, que é o prazo da obra, as empresas estavam querendo comprar todo o material necessário em 60 dias. Ele destacou que, com a isenção, a diferença de preço para esses produtos pode chegar a 8%.
Com o aumento da demanda e a pressão sobre os preços, o percentual passou a ser bem menor, gerando inflação no setor. Cruz lembrou que a medida refletirá positivamente também sobre quem está pensando em reformar imóveis.

Esse segmento cresceu 10% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, devido justamente ao incentivo da redução do IPI.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Prorrogação do IPI agradou empresários e consumidores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!