MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fipe vê IPC menor em maio após queda dos alimentos

A queda inesperada no conjunto de preços de Alimentação na segunda quadrissemana de maio levou o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Rafael Costa Lima, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a mudar sua projeção para o dado

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.05.2013, 13:18:01 Editado em 27.04.2020, 20:30:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A queda inesperada no conjunto de preços de Alimentação na segunda quadrissemana de maio levou o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Rafael Costa Lima, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a mudar sua projeção para o dado fechado do mês. A expectativa atual do economista é de que o IPC encerre maio com uma alta de 0,28% e não mais em 0,33%.

continua após publicidade

O grupo Alimentação, por sua vez, que teve retração de 0,14% na segunda medição, deverá, segundo o economista, terminar com 0,07%, contra estimativa anterior de 0,27%. A expectativa de Costa Lima era de que o grupo ainda apresentasse uma taxa positiva para a segunda quadrissemana, de 0,04%.

"Os produtos in natura podem continuar em queda, mas os industrializados podem não cair tanto. Com isso, prevemos um IPC de 0,28% no final do mês", disse há pouco Costa Lima, que manteve sua projeção de inflação de 5,00% no fechamento de 2013.

continua após publicidade

Na avaliação do economista, o grupo Saúde deverá permanecer pressionando a inflação dos paulistanos até o final do mês, em razão do impacto do reajuste recente nos preços dos medicamentos. "Tem ainda Vestuário, que está subindo mais do que o esperado", admitiu, acrescentando que prevê taxas de 1,14% para a Saúde e de 0,59% para o grupo Vestuário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fipe vê IPC menor em maio após queda dos alimentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!