Economia

Informe explica regras e cuidados que se deve ter com consórcios

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 15 de maio (Folhapress) - O Ministério da Justiça e o Banco Central lançam hoje um boletim especial sobre consórcios que traz conceitos básicos do negócio e cuidados que o consumidor deve tomar.

A divulgação traz os conceitos básicos dos consórcios, como deve ser feita a adesão, os tipos de contrato por bens e serviços e quando e como se dá a contemplação. Por exemplo, são explicadas quais são as taxas que compõem as prestações do consórcio -o fundo comum, a taxa de administração, o fundo de reserva e seguros-, entre outros pontos.

Além disso, o boletim traz cuidados que o consumidor deve tomar na hora de contratar um consórcio. Uma das recomendações é que, antes de fechar o negócio, o consumidor verifique no site do Banco Central para consultar a lista das administradoras autorizadas e aquelas com maior número de reclamações.

O Ministério da Justiça também sugere a consulta ao Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, em que se pode pesquisar as reclamações feitas por Procons.

O boletim pode ser acessado através do site: http://www.bcb.gov.br/Fis/decic/bolconfin/Boletim_Consumo_e_Finanças6.pdf

Para ler, é preciso ter o programa Acrobat Reader instalado no computador.
 

continua após publicidade