MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Brasileiro tem conhecimento de finanças, mas não coloca em prática

SÃO PAULO, SP, 13 de maio (Folhapress) - O brasileiro tem conhecimento sobre conceitos financeiros, mas não aplica isso no seu dia a dia. Esta foi a conclusão da primeira pesquisa do indicador de educação financeira lançada pela Serasa Experian, hoje.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.05.2013, 12:32:00 Editado em 27.04.2020, 20:30:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 13 de maio (Folhapress) - O brasileiro tem conhecimento sobre conceitos financeiros, mas não aplica isso no seu dia a dia. Esta foi a conclusão da primeira pesquisa do indicador de educação financeira lançada pela Serasa Experian, hoje.

Para o economista da Serasa, Luiz Rabi, a educação financeira do brasileiro não é tão baixa quanto se imaginava. Mas o comportamento é problemático. "O brasileiro conhece razoavelmente bem como deveria se comportar, mas na hora de colocar na prática ele se atrapalha", diz.

O indicador foi dividido em três fatores: conhecimento -quanto o consumidor sabe; atitude -o que ele diz que faz; e comportamento -o que ele realmente faz.

No subíndice conhecimento, a média dos entrevistados foi 7,5, um bom resultado, segundo os economistas da Serasa. No quesito comportamento, porém, a média cai para 5,2. Já a média do subíndice atitude foi 6,3.

O problema do comportamento é geral e ultrapassa divisões de gênero, renda e escolaridade. Uma das revelações da pesquisa é que há pouca diferença entre homens e mulheres.

Segundo Rabi, "os homens sabem um pouco mais, sabem como deveriam se comportar, mas no comportamento são iguais às mulheres, fazem as mesmas bobagens".

A renda maior também não garante uma prática melhor com o dinheiro. "O conhecimento da alta renda é maior, mas no comportamento são todos iguais", diz Rabi.

Apenas para faixa de renda abaixo de um salário mínimo, o subíndice comportamento é pior. A pesquisa foi realizada pelo Ibope, com 2002 pessoas com mais de 16 anos, no primeiro trimestre deste ano.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Brasileiro tem conhecimento de finanças, mas não coloca em prática"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!