MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Paraná gera 23.197 empregos formais em março

O Paraná registrou nova alta na geração de empregos formais em março, com 23.197 contratações. O resultado, divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho, só é menor que o alcançado no mesmo mês de 2008, quando mais de 25 mil pessoas fo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.04.2010, 15:12:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Paraná registrou nova alta na geração de empregos formais em março, com 23.197 contratações. O resultado, divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho, só é menor que o alcançado no mesmo mês de 2008, quando mais de 25 mil pessoas foram contratadas e o Estado alcançou recorde histórico na série do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Técnicos da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social acreditam que a economia está recuperada da crise financeira mundial e preveem novo recorde.

continua após publicidade

“Pelos nossos cálculos e com base na comparação com os anos anteriores, teremos o melhor ano de geração de empregos formais da história. Para se ter uma ideia, março registrou mais que dobro de contratações do que o mesmo mês de 2007 e estamos em movimento crescente, com resultados positivos e muito significativos”, explicou Fernando Peppes, secretário em exercício do Trabalho, Emprego e Promoção Social. “Nossos empresários estão otimistas e nossa economia segue fortalecida, com ajuda das políticas públicas, como isenção e redução de ICMS para micro e pequenas empresas, maiores salários e melhor distribuição de renda.”

Os números deste primeiro trimestre chegam a 50.818 contratações e se aproximam da marca histórica alcançada em 2008, quando foram abertos 52.132 novos postos de trabalho entre janeiro e março. Em 2009, o resultado do mesmo período foi de aproximadamente 13,9 mil empregos, quase quatro vezes menos.

continua após publicidade

Setores

A recuperação da indústria nos três primeiros meses do ano foi marcada pela criação de 17.235 vagas de trabalho, segundo o Caged. Destaque ficou para a produção de alimentos e bebidas, que empregou 3.471 pessoas, e para a fabricação têxtil e de vestuário, com 2.514 contratações. Também contribuíram para o bom desempenho paranaense as atividades industriais ligadas a madeira e mobiliário (2.271 empregos); metalurgia (1.978); borracha, fumos e couro (1.616); e produtos químicos e farmacêuticos (1.490).

O setor de serviços foi o que mais contratou, com 19.393 novos funcionários. Somente as atividades relacionadas a administração de imóveis abriram 9.071 postos de trabalho. No comércio foram 4.160 vagas abertas. A construção civil apresentou a maior variação de empregos, com relação ao número de empregados no mês de fevereiro, alta de 6,71%. Ao todo, foram 8.332 trabalhadores admitidos. Na agropecuária, 2.112 vagas foram abertas no último mês, mas, com as demissões causadas pela entressafra da cana-de-açúcar, o trimestre registra saldo de 1.395 empregos (número de contratações menos demissões).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná gera 23.197 empregos formais em março "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!