Economia

Dia das Mães deve gerar 65 mil empregos temporários

Da Redação ·

Levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário prevê que o número de trabalhadores temporários em atividade para atender a demanda do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, alcançará a 65 mil pessoas.
 

continua após publicidade

A previsão é de que 26 mil trabalhadores sejam de novas contratações e 39 mil remanescentes da Páscoa. O aumento das admissões em relação a 2009 seria de 11%. O Dia das Mães é considerado a segunda data que mais movimenta o comércio, depois do Natal.
 

A expectativa da diretora de Comunicação da associação, Jismália de Oliveira Alves, é de que pelo menos 10% dos trabalhadores temporários serão efetivados ao final do período. As mulheres deverão representar 45% das contratações temporárias. Para muitos jovens, essa é a oportunidade do primeiro emprego, observou Jismália. “Jovens em situação de primeiro emprego deverão representar 23% dos contratos”.
 

continua após publicidade

No ano passado, em meio à crise internacional, as contratações temporárias para o Dia das Mães caíram 71,23%, somando 23,5 mil pessoas. O melhor ano para o setor na data foi em 2008, quando as contratações chegaram a 81,7 mil trabalhadores, com efetivação para 35,5% e primeiro emprego para 33% de jovens.