Economia

Arapongas reúne milhares de pessoas na sétima edição da FIQ

Da Redação ·
 A feira é referência no setor moveleiro
fonte: FIQ
A feira é referência no setor moveleiro

A sétima edição da FIQ – Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias- Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, que será realizada de de 13 a 16 de abril, das 13 às 20 horas, no Expoara, em Arapongas/PR, será palco da exposição de novidades que serão apresentadas pela indústria fornecedora do setor moveleiro. Apostando no aquecimento da economia brasileira e ainda na forte demanda pela aquisição de mobiliário, estimulada pelo avanço da construção civil e pela isenção permanente de IPI para alguns produtos moveleiros, expositores preparam lançamentos para estimular negócios no setor.
 

continua após publicidade

A feira terá 217 expositores, com a perspectiva de receber público visitante de 18 mil pessoas do país e do exterior. A expectativa de negócios deverá superar R$ 300 milhões considerando a comercialização na feira e no pós-feira. A abertura oficial será às 13h30 no auditório do Expoara e irá contar com a presença de autoridades e empresários.
 

Uma das novidades do evento será o Espaço Marceneiro que contará com uma marcenaria em funcionamento para proporcionar ao visitante o contato direto com máquinas e equipamentos aliados ao processo produtivo e às novas técnicas de operação. Neste espaço estará a linha completa de máquinas para marcenaria VIMA, novidade da Marjos do Brasil, alinhadas em linha de produção.
 

continua após publicidade

Em paralelo, o visitante participa de oficinas tecnológicas coordenadas pelo Senai Cetmam com o apoio da empresa de software Top Solid, subsidiária de uma empresa francesa com 30 anos de experiência em elaboração de softwares. Depois da execução do software, o conteúdo será aplicado pelos participantes na produção de móveis no Espaço Marceneiro. Os painéis serão cedidos pela Berneck e os móveis produzidos serão doados para a Apae de Arapongas.
 

Na área da inovação e da sustentabilidade, a quarta edição do PIIM (Projeto de Inovação da Indústria Moveleira) será um palco para uma mostra dos principais produtos inovadores trazidos pelos expositores da FIQ. O principal objetivo do PIIM é dar visibilidade aos produtos inovadores das indústrias expositoras que atendam aos critérios de viabilidade sócio-ambiental, aumento de produtividade com a inovação, melhoria da apresentação final do produto e redução de custos de produção, logística e montagem.
 

Uma área de 1000 metros quadrados foi reservada para expositores exclusivos de logística nas áreas de transporte, armazenagem, distribuição e movimentação de mercadorias, ampliando as possibilidades de contatos de fabricantes moveleiros com a distribuição do mobiliário no país e exterior.