Economia

Inflação do aluguel diminui para 0,27% no início de abril

Da Redação ·
 Transporte e produtos agropecuários subiram menos e puxaram índice para baixo
fonte: googleimagens.com
Transporte e produtos agropecuários subiram menos e puxaram índice para baixo

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), índice usado nos reajustes de contratos de aluguel, desacelerou na primeira leitura prévia deste mês e ficou em 0,27%, contra 0,95% na primeira prévia de março. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

continua após publicidade

Os preços dos produtos agropecuários - que fazem parte do IPA (Índice de Preços no Atacado) - desaceleraram, apontando alta de 0,60%, contra avanço expressivo de 2,27% um mês antes. Os preços na indústria, por sua vez, caíram 0,02%, após a alta de 0,89% na primeira prévia de março.

continua após publicidade

Já dentro do IPC (Índice de Preços ao Consumidor), os preços dos transportes tiveram queda de 0,62%, após uma alta de 0,60% um mês antes. Os custos da habitação, por sua vez, também subiram menos, com uma alta de 0,25% após aumento de 0,35% no início de março. No subgrupo educação também houve diminuição no ritmo de alta dos preços - de alta de 0,12% para variação positiva de 0,05%.

continua após publicidade

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) apontou alta de 1,12% na primeira prévia de abril, muito acima do 0,45% verificado em março. O indicador referente a Materiais, Equipamentos e Serviços ficou em 0,56%, abaixo do 0,64% de um mês antes.

O índice que representa o custo da Mão de Obra ficou em 1,73% no início deste mês, muito acima do 0,24% na abertura de março.

continua após publicidade

A primeira prévia do IGP-M de abril compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 31 do mês de março.