MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

IPCA deve subir 0,45% em março e romper teto da meta

A inflação deve romper o teto da meta, de 6,5%, em março, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que será divulgado na quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A avaliação é do economista

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.04.2013, 12:45:02 Editado em 27.04.2020, 20:31:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A inflação deve romper o teto da meta, de 6,5%, em março, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que será divulgado na quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A avaliação é do economista da Fundação Getulio Vargas (FGV) Salomão Quadros, que espera 0,45% para o indicador.


continua após publicidade

A alta dos preços dos alimentos explica parte da aceleração da inflação neste primeiro trimestre de 2013. Outro destaque é o avanço dos preços dos serviços, puxados pelo mercado de trabalho aquecido. Além disso, há disseminação de altas entre os preços dos produtos consumidos.


"Chama atenção o número de produtos excluídos do núcleo da inflação do varejo (que isola altas e baixas excessivas). No IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna de março, divulgado nesta terça-feira), foram excluídos cerca de 50 de 85 produtos. Não é normal. O normal seria ficar na casa de 40. Isso combina com a difusão crescente", ressaltou Quadros.


continua após publicidade

O economista acredita, no entanto, que esse cenário de inflação acima do teto da meta será temporário. "A tendência para a taxa (no acumulado) de 12 meses é diminuir", afirmou.


Entre as principais pressões na inflação neste ano estão os alimentos, cujos preços avançam, apesar de serem acompanhados por uma aumento da safra. O tomate, por exemplo, ficou 70,34% mais caro de janeiro a março. "A recuperação da safra de tomate, por exemplo, foi boa, mas não o suficiente para recuperar perdas anteriores", disse Quadros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "IPCA deve subir 0,45% em março e romper teto da meta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!