Economia

Bovespa segue índices americanos e fecha em queda; CSN sobe 5%

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 1 de abril (Folhapress) - O principal índice de ações da Bolsa brasileira, o Ibovespa, fechou hoje em queda de 0,80%, para 55.902 pontos. O movimento acompanhou o mau humor visto nos mercados americanos, com os investidores avaliando indicadores econômicos adversos.

A queda do índice foi puxada pela baixa de papéis de peso, como os mais negociados da Petrobras e da Vale, que caíram 1,68% e 2,49%, respectivamente. Na contramão, os papéis da CSN e os mais negociados da Usiminas foram os principais destaques de alta do Ibovespa no dia, com ganhos de 5,26% e 5,14%, nesta ordem.

A desvalorização das ações da Vale reflete a notícia de que o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial da indústria da China subiu para uma máxima de 11 meses de 50,9 pontos em março, acima do nível de 50 pontos que indica crescimento no mês, mas abaixo de uma pesquisa da Reuters de 52 pontos. Atualmente, a China é o principal comprador internacional de minério de ferro da Vale, portanto, uma piora na atividade econômica chinesa pode alimentar perspectivas de baixa na demanda pela commodity.

Nos EUA, o nível de atividade industrial no país caiu para 51,3 pontos em março ante 54,2 pontos registrados no mês anterior. Já o índice que mede os gastos públicos e privados decorrentes da construção de imóveis subiu 1,2% em fevereiro ante queda de 2,1% em janeiro.

Siderúrgicas

A alta da CSN no dia reflete a notícia de que a empresa teve queda superior a 60% no lucro líquido do quarto trimestre do ano passado, mas superou a previsão de analistas, diante de maiores vendas no período.

Entre outubro e dezembro, a fabricante de aço apurou lucro de R$ 316,1 milhões, queda de 61,3% ante mesmo período de 2011. O resultado, no entanto, veio bem acima da previsão de analistas consultados pela Reuters, que apontava para lucro de R$ 165,75 milhões. Também animou os investidores declarações de executivos da CSN em teleconferência afirmando que a companhia tem interesse em preservar investimentos feitos em ações da Usiminas.

"As ações da CSN e da Usiminas também refletem positivamente a prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros e automóveis até o final deste ano, anunciada pelo governo no fim de semana. Essas empresas produzem aços planos para a produção automobilística", avaliou Pedro Galdi, da SLW Corretora.

Brasil

Por aqui, o mercado manteve a perspectiva para a taxa básica de juros nacional, a Selic, em 8,5% ao ano no fim de 2013, após três semana seguidas de alta. Além disso, também foi mantida a projeção para a inflação e elevada ligeiramente a do crescimento da economia, segundo pesquisa semanal Focus divulgada hoje pelo BC (Banco Central).

Os analistas consultados veem a inflação medida pelo índice oficial do governo em 5,71% em 2013, o mesmo valor da pesquisa anterior, mas elevaram a perspectiva para 5,68% para 2014 -contra 5,60% na semana passada. A perspectiva para a expansão da economia brasileira em 2013 foi ligeiramente elevada de 3% para 3,01%.

 

continua após publicidade