MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Hamilton repete missão do BC de manter poder de compra

Em meios a críticas do mercado financeiro quanto à comunicação do Banco Central, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, abriu a entrevista à imprensa do relatório de inflação fazendo uma introdução sobre a importância da transparência par

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.03.2013, 11:42:01 Editado em 27.04.2020, 20:32:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em meios a críticas do mercado financeiro quanto à comunicação do Banco Central, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, abriu a entrevista à imprensa do relatório de inflação fazendo uma introdução sobre a importância da transparência para o sistema de metas de inflação. Segundo ele, o BC tem zelo especial pela comunicação.


continua após publicidade

Hamilton citou todos os documentos oficiais e entrevistas que o BC concede e destacou que a elaboração do Relatório de Inflação representa um esforço de todo o Banco Central. "Em particular dos nossos colegas da diretoria de política econômica", disse. Segundo o diretor, o esforço de análise e confecção do relatório é coletivo, de todos os servidores. Mas, ponderou, que a palavra final é da diretoria colegiada do BC. "O conteúdo do relatório de inflação é de responsabilidade dos membros do Copom", insistiu.


O diretor fez questão de ressaltar que a missão do BC é assegurar estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente.


continua após publicidade

Crescimento sustentável


Segundo Hamilton, a experiência internacional e a teoria econômica apontam que inflação baixa e estável é uma condição prévia para o crescimento sustentável. "Com inflação elevada, temos maior prêmio de risco, baixa confiança, horizonte de planejamento curto e pouco investimento", citou. "Em geral, nós temos menos emprego, menos renda e menos consumo", continuou. "E, com inflação, elevada, temos mais concentração renda, menos crescimento e redução do bem-estar", finalizou.


A experiência brasileira ratifica essa visão, na opinião do diretor. Durante sua apresentação, ele apresentou um quadro dividido em quatro grupos. O primeiro vai de 1980 a 1985, quando a inflação média anual foi de 147,1% e o crescimento do PIB de 2,6%. No segundo (1986-1994), a inflação foi de 842,5% e o PIB de 2,3%. No terceiro, de 1995 a 2003, a inflação foi de 9,1% e o PIB cresceu 2,2% e, no quarto, que vai de 2004 a 2012, a inflação média foi de 5,5% e o PIB, de 3,9%. "Temos um período de inflação bastante elevada. Nos três subperíodos em que a inflação foi maior foi quando economia cresceu menos", concluiu, citando que o ritmo mais forte de crescimento ocorreu de 2004 a 2012.


Hamilton declarou ainda ser plausível afirmar que outras ações de política monetária poderão ser necessárias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Hamilton repete missão do BC de manter poder de compra"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!