MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

UE analisará extensão de controles de capitais no Chipre

A Comissão Europeia afirmou nesta quinta-feira que a decisão do Chipre de impor controles de capital é justificável, mas disse que acompanhará a necessidade de estendê-los para além dos próximos sete dias."A Comissão vai acompanhar de perto com as autorid

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.03.2013, 07:54:01 Editado em 27.04.2020, 20:32:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Comissão Europeia afirmou nesta quinta-feira que a decisão do Chipre de impor controles de capital é justificável, mas disse que acompanhará a necessidade de estendê-los para além dos próximos sete dias.


continua após publicidade

"A Comissão vai acompanhar de perto com as autoridades cipriotas, os Estados membros, o BCE Banco Central Europeu e a EBA Autoridade Bancária Europeia a implementação das medidas restritivas impostas sobre a circulação de capitais", afirmou a comissão em um comunicado à imprensa. "Essas medidas restritivas permanecerão em vigor durante sete dias. A Comissão continuará a acompanhar a necessidade de estender a validade ou revisar as medidas."


A Comissão disse que as medidas de controle de capitais podem incluir, entre outras restrições, feriados bancários, limites de saque, congelamento de bens, a proibição de certas ordens de pagamento e o fim do contrato de depósito a prazo fixo. Também podem haver restrições sobre cartões de débito, crédito e pré-pagos.


continua após publicidade

No entanto, a comissão afirmou que as restrições devem ser "estritamente proporcionais" às necessidades de prevenção dos riscos à estabilidade financeira no Chipre e devem ser temporárias.


"A livre circulação de capitais deve ser restabelecida o mais rápido possível, no interesse da economia cipriota e do mercado único da União Europeia como um todo", disse a Comissão.


Governo de Chipre anunciou na quarta-feira os controles de capitais temporários para evitar uma fuga de depósitos das instituições enfraquecidas.


continua após publicidade

Os controles de capitais limitarão o total de transações em qualquer cartão - crédito ou débito, e em transações dentro do país ou fora - em 5 mil euros (US$ 6,408 mil) por mês. O decreto também limitará os saques bancários ou de caixas eletrônicos em 300 euros por dia. Uma fonte cipriota disse ao The Wall Street Journal na quarta-feira os controles poderiam ser necessários por mais de uma semana.


Em seu comunicado, a Comissão disse que "nas atuais circunstâncias, a estabilidade dos mercados financeiros e do sistema bancário em Chipre constitui uma questão de interesse público primordial e de política pública que justificam a imposição de restrições temporárias sobre os movimentos de capitais." As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "UE analisará extensão de controles de capitais no Chipre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!