MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Dijsselbloem diz que resgate do Chipre pode ser modelo

As perdas sofridas pelos depositantes não segurados do Chipre como parte do pacote de resgate ao país devem ser repetidas em mais economias da zona do euro, disse nesta segunra-feira o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, em entrevista para a agê

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2013, 14:00:01 Editado em 27.04.2020, 20:32:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As perdas sofridas pelos depositantes não segurados do Chipre como parte do pacote de resgate ao país devem ser repetidas em mais economias da zona do euro, disse nesta segunra-feira o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, em entrevista para a agência Reuters e para o jornal Financial Times. As declarações levaram investidores a venderem ações de bancos, que operam em forte queda nas praças de Milão, Madri e Paris. Na entrevista, o líder do Eurogrupo deixa claro que o bloco não irá mais resgatar bancos sem impor perdas aos acionistas e investidores.


continua após publicidade

Ao ser perguntado sobre o que a decisão significa para outros países com problemas bancários, Dijsselbloem respondeu: "Isso significa lidar com isso antes que exista de fato um problema. Fortaleçam seus bancos, arrumem seus balanços e percebam que se um banco entrar em crise, a resposta não será mais automaticamente que nós chegaremos e resolveremos o problema. Nós vamos devolver o problema. Essa é a primeira resposta que precisamos (dar). Devolver o problema a eles para que lidem com isso", afirmou.


"Se houver risco em um banco, nossa primeira questão seria 'o que o banco vai fazer? O que você pode fazer para se recapitalizar?'. Se o banco não pode fazê-lo, nós vamos conversar com os acionistas e os detentores de títulos, nós vamos pedir que eles contribuam para recapitalizar o banco e, se necessário, os depositantes não segurados", disse Dijsselbloem.


continua após publicidade

Ele disse que a decisão tomada na madrugada desta segunda-feira pelo Eurogrupo deve ser vista como uma prova de uma nova determinação para limitar a responsabilidade coletiva sobre a falência de bancos e reduzir ao mínimo a necessidade de recapitalização direta de bancos pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês), órgão de segurança estabelecido pela zona do euro no ano passado. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Dijsselbloem diz que resgate do Chipre pode ser modelo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!