MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ativista estrangeiro participou de invasão a Belo Monte, diz PF

Por Aguirre Talento BELÉM, PA, 21 de março (Folhapress) - A Polícia Federal afirma ter encontrado um estrangeiro entre os invasores do canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, invadido hoje por índios, ribeirinhos e pequenos agricultores. O órg

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.03.2013, 20:10:00 Editado em 27.04.2020, 20:32:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Aguirre Talento

BELÉM, PA, 21 de março (Folhapress) - A Polícia Federal afirma ter encontrado um estrangeiro entre os invasores do canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, invadido hoje por índios, ribeirinhos e pequenos agricultores.

O órgão diz se tratar de um espanhol, mas o Movimento Xingu Vivo, grupo ambientalista que se opõe à construção da usina, afirma que era um mexicano.

Segundo o Xingu Vivo, ele foi detido e levado para "local desconhecido" pela PF. O movimento diz que ele estava "fotografando a ação quando foi abordado pela PF e instado a deixar o canteiro".

A PF diz que apenas pediu ao estrangeiro que saísse do local, por não ter relação com os protestos, e que ele obedeceu ao pedido sem se opor, mas nega que o tenha prendido. Durante toda o dia cerca de 60 manifestantes ocuparam o canteiro de obras denominado Pimental, que teve os trabalhos paralisados. No local 6.000 operários trabalham na construção de uma casa de força complementar e no desvio do rio Xingu.

Até a conclusão desta reportagem, um grupo de líderes dos invasores estava reunido com representantes do governo federal e da Norte Energia, empresa responsável por Belo Monte, mas ainda não havia definição sobre a saída do canteiro.

Sexta Invasão

Essa foi a sexta invasão de índios em Belo Monte desde o início da construção, em junho de 2011. Segundo o Xingu Vivo, há índios juruna, xipaia, curuaia e canela entre os manifestantes. Os pequenos agricultores são moradores de uma área próxima à obra.

Eles reivindicam o cumprimento de condicionantes, obras previstas para compensar o impacto da hidrelétrica.

Dentre os alvos das queixas estão a demora na regularização fundiária de áreas próximas à obra e o funcionamento do sistema de transposição de embarcações pelo rio Xingu (estrutura para contornar áreas mais secas do rio), que eles dizem estar prejudicando os barcos pequenos.

A hidrelétrica de Belo Monte, em construção na região de Altamira (900 km de Belém), deverá ser a terceira maior do mundo quando ficar pronta, em 2019.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ativista estrangeiro participou de invasão a Belo Monte, diz PF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!