MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Estado cria índice para medir seu PIB, e indicador sobe 2,1% em janeiro

Por Mariana Carneiro SÃO PAULO, SP, 21 de março (Folhapress) - A Fundação Seade, do governo do Estado de São Paulo, divulgou hoje pela primeira vez o PIB mensal paulista. Segundo o indicador inédito, a economia de SP cresceu 2,1% em janeiro ante dezemb

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.03.2013, 16:25:00 Editado em 27.04.2020, 20:32:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Mariana Carneiro

SÃO PAULO, SP, 21 de março (Folhapress) - A Fundação Seade, do governo do Estado de São Paulo, divulgou hoje pela primeira vez o PIB mensal paulista.

Segundo o indicador inédito, a economia de SP cresceu 2,1% em janeiro ante dezembro, a maior taxa de crescimento mensal desde o começo de 2012 se descontado os efeitos sazonais, puxado principalmente pela indústria. Em dezembro ante novembro, a economia do Estado encolheu 0,8%.

O setor industrial, que representa 21% da economia do Estado segundo o Seade, cresceu 3,8% no primeiro mês do ano. O agropecuário teve alta de 2,4% e o de serviços, de 2%.

"O Estado tem baixa dependência do setor agrícola. Costumamos dizer que São Paulo não tem agricultura, tem agroindústria", disse Vagner Bessa, gerente de indicadores econômicos da fundação.

O resultado indica que 2013 pode ser um ano melhor para a economia paulista, que no ano passado cresceu 1,4%.

"Houve aumento do investimento e isso é bom para a economia do Sudeste. Quando o consumo sobe, é bom para a economia do Nordeste", disse Bessa.

O economista observa que a produção de máquinas e equipamentos subiu 8% em janeiro, e "57% dessa indústria está em São Paulo", disse o gerente do Seade.

O cálculo do PIB estadual foi criado para oferecer estimativas de curto prazo da atividade econômica paulista e antecipar as tendências do PIB estadual e nacional, segundo a fundação, porque São Paulo representa um terço da economia nacional.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Estado cria índice para medir seu PIB, e indicador sobe 2,1% em janeiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!