MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Chipre estuda imposto sobre depósitos de até € 2 bi

Após negociações intensas com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), o governo do Chipre estuda um plano que reduz as receitas de um novo imposto sobre depósitos bancários para no máximo 2 bilhões de eu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.03.2013, 15:42:05 Editado em 27.04.2020, 20:32:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após negociações intensas com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), o governo do Chipre estuda um plano que reduz as receitas de um novo imposto sobre depósitos bancários para no máximo 2 bilhões de euros, disse hoje uma autoridade sênior.


continua após publicidade

Ontem, o Parlamento do Chipre rejeitou um plano inicial de levantar 5,8 bilhões de euros por meio de um imposto sobre correntistas, por considerá-lo injusto.


"O plano revisado será apresentado amanhã numa reunião emergencial de líderes partidários", disse a autoridade. "Um imposto de 2 bilhões de euros não será difícil de digerir, desde que a troica concorde que o restante dos fundos venha de empréstimos internos", acrescentou.


continua após publicidade

Ao ser perguntado se os 2 bilhões de euros viriam de um imposto sobre depósitos acima de 100 mil euros, o oficial preferiu "não entrar em detalhes". Segundo ele, a troica está disposta em discutir a possibilidade de empréstimos internos, para compensar a diferença de 3,8 bilhões de euros, se for convencida da viabilidade do plano.


A troica "quer ter certeza de que a dívida cipriota será sustentável no médio e longo prazos", explicou.


O presidente do partido governista, Averof Neophitou, disse a repórteres, após reunião com o presidente Nikos Anastasiades, que o governo tem "apenas poucas horas antes do prazo final".


continua após publicidade

"Quero mandar uma mensagem positiva ao povo cipriota", disse Neophitou. "Não descansaremos até encontrarmos uma solução. Não deixaremos o país declarar moratória. Temos responsabilidade com as gerações futuras."


Ao mesmo tempo, Neophitou minimizou esperanças de que a Rússia participe de um plano de ajuda por meio de um empréstimo adicional. "Não há novidades da Rússia. Não quero criar expectativas." As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Chipre estuda imposto sobre depósitos de até € 2 bi"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!