Mais lidas

    Economia

    Economia

    Programa de milhagem da TAM muda da Star Alliance para Oneworld

    Escrito por Mariana Barbosa, da FolhaPress
    Publicado em 07.03.2013, 15:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:33:11
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    SÃO PAULO, SP, 7 de março (Folhapress) - A TAM oficializou sua saída da rede de alianças global Star Alliance. A partir do segundo trimestre de 2014, a companhia vai se unir à LAN na oneworld. Até lá, nada muda para quem tem o programa TAM Fidelidade, que continuará acumulando créditos em voos de empresas parceiras da Star Alliance.
    A LAN, sócia da TAM no grupo Latam, é fundadora da oneworld, enquanto a TAM aderiu à Star Alliance há menos de três anos, ocupando espaço deixado pela Varig.

    A consolidação do grupo Latam em uma rede foi determinada pelo órgão regulador chileno, que também impôs como condição para aprovar a fusão que as duas não poderiam integrar a mesma rede da colombiana Avianca. Em junho de 2012, após a sinalização de que a Latam ficaria na oneworld, a Avianca entrou para a Star Alliance.

    Apesar de a Star Alliance ser mais antiga e ter mais companhias que a oneworld, a mudança para o passageiro brasileiro será pequena. Nos destinos mais procurados, as alianças são equivalentes. Quem acumulava pontos no TAM Fidelidade voando United, por exemplo, poderá acumular com a American. A Star tem a TAP, e a oneworld, a Iberia. Sai Lutfthansa e entra British Airways.

    Perda
    A TAM é a segunda grande perda da Star nas últimas semanas. A US Airways, que se fundiu com a American, vai trilhar o mesmo caminho.

    "As alianças são importantes para as companhias aéreas pois permitem oferecer voos de qualquer lugar para qualquer lugar a um custo mais baixo", diz o consultor Lucas Arruda. "Você obtém ganhos sem precisar fazer uma fusão, integrando as malhas por meio de alianças".

    Mas a saída da TAM é um baque para as empresas da Star Alliance, que perderão a conectividade com a maior empresa do Brasil. O espaço será eventualmente preenchido pela Avianca Brasil, que tem ampliado a oferta de voos no país justamente para atender a demanda da Star Alliance.

    "A integração da Avianca Brasil à Star Alliance é questão de tempo", diz Arruda. "O grupo Avianca está integrando as subsidiárias e logo essa integração chegará ao Brasil".

    Apesar de não integrar nenhuma aliança, a Gol não é uma alternativa para a Star, pois possui acordos estratégicos com as companhias líderes da aliança Sky Team, como Delta e Air France-KLM.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Programa de milhagem da TAM muda da Star Alliance para Oneworld"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.