MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aneel avalia antecipar regime de bandeiras tarifárias

Para tentar compensar o descompasso entre o custo da energia mais cara das térmicas para as distribuidoras e as tarifas pagas pelos consumidores, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fará uma reunião nesta quinta-feira com representantes do seto

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.02.2013, 10:39:01 Editado em 27.04.2020, 20:33:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Para tentar compensar o descompasso entre o custo da energia mais cara das térmicas para as distribuidoras e as tarifas pagas pelos consumidores, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fará uma reunião nesta quinta-feira com representantes do setor de distribuição com o objetivo de estudar alternativas para recompor o equilíbrio financeiro dessas empresas. Segundo o diretor da Aneel Romeu Rufino, uma delas pode ser a antecipação da entrada em vigor do regime de bandeiras tarifárias.


continua após publicidade

Apesar de as distribuidoras terem despesas maiores devido à contratação de energia das térmicas durante o período de seca, esse valor só é repassado para as faturas dos consumidores no ano seguinte, nos reajustes anuais de cada empresa. Por esse motivo, diversas distribuidoras vêm alegando dificuldades econômicas.


O diretor acredita que a antecipação das bandeiras tarifárias possa ser de grande ajuda para o setor. "Por si só não resolve, mas é algo que podemos fazer porque já existe o regulamento", afirmou o diretor. Desde janeiro deste ano, os consumidores já recebem em suas contas de luz uma sinalização do custo atual de geração de energia, considerando o uso das térmicas, em bandeiras nas cores amarelo, vermelho e verde.


continua após publicidade

A partir do ano que vem, está previsto que o consumidor pague mais sempre que a bandeira estiver vermelha ou amarela e ele ultrapassar certos limites de consumo. "É uma medida para que o consumidor consiga gerenciar seu gasto em momentos de custo de energia mais elevado", completou o diretor. A ideia é antecipar a vigência desse instrumento para este ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aneel avalia antecipar regime de bandeiras tarifárias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!