MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Calote do consumidor e de empresas deve se estabilizar em 2013

SÃO PAULO, SP, 18 de fevereiro (Folhapress) - O indicador usado para antever com seis meses de antecedência a trajetória dos níveis de atraso de pagamentos aponta para normalização dos níveis de inadimplência em 2013, segundo divulgado hoje pela Serasa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.02.2013, 11:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:33:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 18 de fevereiro (Folhapress) - O indicador usado para antever com seis meses de antecedência a trajetória dos níveis de atraso de pagamentos aponta para normalização dos níveis de inadimplência em 2013, segundo divulgado hoje pela Serasa Experian.

No caso do consumidor, o índice ficou estável em dezembro de 2012, com 100,1 pontos.

Com esse resultado, o nível de inadimplência bancária do consumidor deve ficar em 7% da carteira de crédito às pessoas físicas (crédito referencial para taxa de juros), de acordo com o BC (Banco Central).

Empresas

No caso das empresas, o indicador de perspectiva de inadimplência da Serasa registrou queda de 0,8% no mês de dezembro de 2012 em relação ao mês anterior, ficando em 94,0.

De acordo com os economistas da Serasa, em nota, a convergência para a normalidade da inadimplência dos consumidores, a aceleração do crescimento econômico e a predominância de taxas de juros mais baixas no médio prazo contribuem para a redução da inadimplência das empresas.

Metodologia

O indicador de perspectiva da Serasa busca antever, com seis meses, em que fase do ciclo estarão as seguintes variáveis econômicas: atividade econômica, concessões reais de crédito ao consumidor, concessões reais de crédito às empresas, inadimplência do consumidor e inadimplência das empresas.

Em geral, as variáveis econômicas apresentam ciclos compostos por quatro fases distintas: expansão, reversão, crise e recuperação.

O indicador é feito com base em 325 variáveis econômicas e financeiras. O indicador consiste no resultado composto, isto é, em cada escala de tempo, dos modelos de projeção entre a variável-objetivo e os componentes principais, colocado em base 100.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Calote do consumidor e de empresas deve se estabilizar em 2013"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!