Economia

Mercado reduz expectativa de inflação pela 1º vez em 7 semanas

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 18 de fevereiro (Folhapress) - Os analistas de mercado fizeram um leve ajuste nas projeções para a economia neste ano. A expectativa para a inflação foi reduzida pela primeira vez depois de seis semanas consecutivas de elevação.

A previsão do mercado agora é que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) encerre o ano em 5,70%. O dado consta do boletim Focus, do Banco Central, feito semanalmente.

A última edição do levantamento indicava inflação de 5,71%. Há um mês, a projeção era de 5,65%.

Apesar da indicação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que um repique de inflação pode levar a uma elevação da taxa básica de juros, os analistas do mercado continuam acreditando em estabilidade para 2013.

A perspectiva para a taxa selic segue inalterada em 7,25% há 14 semanas.

Na Rússia, para a reunião do G20, o ministro afirmou que o governo não usará o câmbio como medida para contenção de preços no país. Segundo ele, a principal ferramenta para combater a inflação é a taxa de juros.

Mantega quis desconstruir a tese criada pelo mercado de que o governo estaria atuando no câmbio para ajudar a conter a elevação dos preços. A fala do ministro levou alguns analistas a considerar uma possível alteração nos juros básicos.
 

continua após publicidade