Economia

Bolsas do continente caem, com mercado repercutindo reunião do G20

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 15 de fevereiro (Folhapress) - Os principais índices de ações da Europa fecharam em baixa, com o mercado de olho na reunião do G20, que teve início hoje em Moscou, na Rússia. O índice Finantial Times, de Londres, fechou praticamente estável (+0,01%) em 6.328 pontos, enquanto o francês CAC40 teve perda de 0,25% no dia, para 3.660 pontos. O DAX30, da Bolsa de Frankfurt, caiu 0,49%, a 7.593 pontos. Já o FTSE MIB, de Milão, registou baixa de 0,33%, fechando o dia em 16.489 pontos.

Começou hoje em Moscou, na Rússia, a reunião dos representantes das 20 maiores economias do mundo, na qual será debatida a questão das desvalorizações cambiais. Serão abordados assuntos como uma possível sobrevalorização do euro e as medidas de política monetária mais agressivas tomadas pelo governo japonês, que entraram em foco na guerra cambial após terem derrubado a cotação da moeda local. O encontro acontece hoje e terá continuidade amanhã.

Indicadores

A agenda econômica também repercutiu entre os investidores. O superavit comercial da zona do euro cresceu para 11,7 bilhões de euros em dezembro, segundo dados do Escritório Europeu de Estatísticas (Eurostat). O índice foi influenciado pelo forte recuo das importações, mas ficou abaixo do esperado pelo mercado.

Nos EUA, a produção industrial caiu 0,1% no mês passado, após ganho revisado de 0,4% em dezembro, informou o banco central americano. O movimento foi influenciado pelos fracos desempenhos dos setores manufatureiro e minerador, em mais um sinal de lentidão na atividade econômica neste início do ano.
 

continua após publicidade