MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Inadimplência cai 1% em janeiro, aponta Boa Vista

O total de novos registros de inadimplentes no País caiu 1% em janeiro, na comparação com dezembro de 2012, descontados os efeitos sazonais. De acordo com dados da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a vari

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.02.2013, 14:03:01 Editado em 27.04.2020, 20:34:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O total de novos registros de inadimplentes no País caiu 1% em janeiro, na comparação com dezembro de 2012, descontados os efeitos sazonais. De acordo com dados da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a variação sobre um ano antes foi positiva em 5,3%. No acumulado de 12 meses até janeiro, o indicador subiu 3,7% frente a igual período do ano anterior.


continua após publicidade

Para a Boa Vista, o resultado de janeiro demonstra "a continuidade dos impactos positivos das melhores condições do crédito na economia, influenciadas pela queda da taxa básica de juros e spreads bancários, e do aumento da população com vínculo empregatício ao longo de 2012". Uma desaceleração do crescimento do número de inadimplentes é esperada nos próximos meses pela instituição, que prevê alta de 2,6% no fim do ano. Em 2012, o registro de inadimplentes cresceu 4,5%, conforme a Boa Vista.


O valor médio das dívidas incluídas em janeiro, de R$ 1.232, foi 3,9% menor do que em dezembro, com ajustes de sazonalidade e inflação.


continua após publicidade

As Regiões Sul e Sudeste tiveram quedas de 3,6% e 1,9%, respectivamente, no indicador de registro de inadimplentes em janeiro ante dezembro. Na comparação com janeiro de 2012, as duas Regiões apresentaram as menores elevações: de 3,1% e 0,8%. Na análise de 12 meses, entretanto, os menores crescimentos foram nas Regiões Nordeste (0,3%) e Norte (0,6%).


Recuperação de crédito


O indicador de recuperação de crédito, medido a partir do número de exclusões dos registros de inadimplentes, cresceu 2,9% em janeiro ante dezembro de 2012, sem os efeitos sazonais. Na comparação com janeiro de 2012, a alta foi de 7,3% e, nos 12 meses, de 11,4%. A projeção para o acumulado de 2013 e no fechamento do ano é de alta de 4,8% na recuperação de crédito, em comparação com 2012. No fim do ano passado, o indicador subiu 12,5% ante 2011. "Assim como para o registro de inadimplentes, a Boa Vista Serviços espera que fatores como a melhoria nas condições de crédito e aumento da população empregada contribuam positivamente para a recuperação de crédito em 2013, mas também em menor intensidade", avalia a instituição.


continua após publicidade

Varejo


A Boa Vista analisou separadamente os dados do varejo. O registro de novos inadimplentes no setor subiu 8,6% em janeiro contra dezembro e 15,8% ante janeiro de 2012. No acumulado de 12 meses até janeiro deste ano contra o mesmo período até janeiro de 2012, a alta foi de 4,8%. Além do varejo, a Boa Vista considera, para a realização do indicador total, a inadimplência em bancos, concessionárias, financeiras e cartão de crédito, entre outros. A recuperação de crédito apenas no varejo cresceu 8,8% em janeiro contra dezembro, 11,6% ante janeiro do ano passado e 15,6% na análise dos 12 meses.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Inadimplência cai 1% em janeiro, aponta Boa Vista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!