MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

UE aprova orçamento de € 959 bi para próximos 7 anos

Após horas de muitas tensões e discussões, os líderes europeus definiram um orçamento de 959 bilhões de euros em compromissos para o período entre 2014 e 2020. Dessa quantia, 908 bilhões de euros serão destinados a pagamentos. O acordo marca o primeiro co

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2013, 17:03:01 Editado em 27.04.2020, 20:34:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após horas de muitas tensões e discussões, os líderes europeus definiram um orçamento de 959 bilhões de euros em compromissos para o período entre 2014 e 2020. Dessa quantia, 908 bilhões de euros serão destinados a pagamentos. O acordo marca o primeiro corte de gastos dos 56 anos de história da União Europeia (UE) e reflete os orçamentos austeros de muitos países do bloco. O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, comemorou o acordo, dizendo que é um apoio ao crescimento econômico.


continua após publicidade

"Foram 24 horas longas, mas bem-sucedidas. O Conselho Europeu acaba de chegar a um consenso sobre o próximo orçamento, mas não é um orçamento qualquer. É algo equilibrado e focado no crescimento da Europa para o resto da década", afirmou Rompuy, em entrevista coletiva à imprensa. "Não foi fácil, mas valeu a pena esperar por este resultado."


Apesar de os líderes já terem ido embora, a saga ainda não terminou, uma vez que o Parlamento Europeu ainda precisa avaliar o acordo e sua aprovação não é certa. O líder do Parlamento, Martin Shultz, criticou o orçamento, dizendo que foi uma "decepção inacreditável" e que, por ter um nível maior de compromissos do que pagamentos, o orçamento é "ilegal".


continua após publicidade

Rompuy minimizou o comentário, dizendo que a diferença entre os dois números é normal e que o atual orçamento tem uma diferença "da mesma ordem de magnitude". Ele pediu que o Parlamento aprove o pacote e falou da ameaça de alguns líderes de vetar o acordo devido às suas restrições aos gastos. "Não é um orçamento perfeito para todos, mas tem muitos pontos positivos para todo mundo", disse.


A maior parte dos fundos ainda será destinada ao subsídio de fazendeiros em países como a França. Mas uma quantia maior do que no passado, de 34 bilhões de euros, será destinada a setores de pesquisa e desenvolvimento. Cerca de 30 bilhões de euros serão destinados a projetos de transporte, energia e comunicações e 6 bilhões de euros irão para a implementação de uma nova estratégia para impulsionar a criação de empregos para jovens. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "UE aprova orçamento de € 959 bi para próximos 7 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!