Economia

Banco espera estreia de ao menos cinco empresas na Bolsa em 2013

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 8 de fevereiro (Folhapress) - O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou hoje que ao menos cinco empresas com participação do banco de desenvolvimento devem abrir capital na Bolsa neste ano. Coutinho participou pela manhã da cerimônia de abertura da capital da fabricante de software Linx, na BM&F Bovespa.

"Nós queremos pelo menos ter cinco oportunidades importantes de IPOs [oferta pública de ações], que resultaram em uma capitalização das empresas pelo BNDESPar, pelos fundos, pelos parceiros", disse. O BNDESPar já tinha informado, no final de janeiro, que prevê levar cinco empresas ao Bovespa Mais este ano, segundo disse o superintendente de capital empreendedor do BNDESPar, Luiz Souto, em entrevista à Reuters. O Bovespa Mais é o segmento da BM&FBovespa de acesso ao mercado acionário para companhias de médio porte. Coutinho disse hoje que as ofertas podem vir de setores de tecnologia da informação, de saúde e equipamentos especializados, entre outros. "São as áreas intensivas em inovação tecnológica", disse o presidente.

As ações da Linx, empresa de tecnologia de gestão empresarial para o varejo, começaram hoje a ser negociadas na Bolsa e às 10h55 tinham alta de 11,19%. O BNDESpar investiu R$ 85 milhões na companhia, em duas rodadas de capitalização, ficando com uma participação de 21,7% na empresa.

 

continua após publicidade