MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Presidente do BCE diz que mercado voltou a confiar na zona do euro

SÃO PAULO, SP, 7 de fevereiro (Folhapress) - O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, disse hoje que o mercado financeiro voltou a confiar nas economias da zona do euro, que passam por forte crise devido ao aumento da dívida pública. O mo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.02.2013, 15:30:00 Editado em 27.04.2020, 20:34:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 7 de fevereiro (Folhapress) - O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, disse hoje que o mercado financeiro voltou a confiar nas economias da zona

do euro, que passam por forte crise devido ao aumento da dívida pública. O motivo é a alta do preço do moeda única em relação ao dólar.

As declarações foram feitas após a instituição divulgar a manutenção da taxa básica de juros em 0,75%. A medida foi tomada em especial devido à baixa da inflação, que fechou o quarto trimestre em 1,8%, abaixo da meta de 2% estimada pela autoridade bancária europeia.

Outro ponto que para ele contribuiu para a melhora da confiança na região foi a devolução de 140 bilhões de euros (R$ 364 bilhões) de empréstimos obtidos nos últimos três anos.

Draghi, no entanto, teme que a valorização do euro cause mudanças nas projeções de inflação para os próximos meses. "Nós certamente vamos querer ver se a apreciação, se sustentada, vai alterar a nossa avaliação de risco no que diz respeito à estabilidade de preços."

Ele afirmou que o BCE espera contração econômica para os resultados do quarto trimestre do ano passado, que serão divulgados neste mês, e para o início do ano. Porém, voltou a prever que a economia europeia deverá se recuperar no segundo semestre.

"A atividade econômica deve se recuperar gradualmente graças ao suporte de nossa postura de política monetária para acomodar interesses, a melhora da confiança do mercado financeiro, assim como um fortalecimento da demanda global."

A crise financeira na zona do euro provocou uma forte queda do preço da moeda única em relação ao dólar. A recuperação cambial é um sinal de que as medidas de austeridades.

Irlanda

Hoje a Irlanda anunciou que conseguiu um acordo para modificar as condições do resgate ao banco Anglo Irish Bank, que obrigou o país a pedir a ajuda aos credores internacionais em 2010.

No pacto, será reestruturada a dívida de 31 bilhões de euros para que sejam pagas com títulos da dívida pública de longo prazo, em um prazo de 34 anos e com 3% de juros anuais.

No primeiro empréstimo, cuja primeira parcela deveria ter sido paga em março, os irlandeses eram obrigados a pagar o montante em dez anos e taxa de 8%.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente do BCE diz que mercado voltou a confiar na zona do euro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!