MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Inflação pode direcionar política monetária, diz Aso

O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, disse na quarta-feira que defendeu o uso do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) geral como um guia para a política monetária, apesar das críticas de que um índice tão volátil poderia dar sina

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.02.2013, 01:09:01 Editado em 27.04.2020, 20:34:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, disse na quarta-feira que defendeu o uso do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) geral como um guia para a política monetária, apesar das críticas de que um índice tão volátil poderia dar sinais enganosos sobre as reais condições econômicas do país.


continua após publicidade

Em uma sessão parlamentar, o ministro afirmou que, conforme o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) for atuando em direção a sua meta de inflação de 2%, o resultado será avaliado em termos do CPI geral.


"Um índice que cobre os preços de bens e serviços de forma abrangente fornece uma melhor indicação de como os japoneses se sentem sobre os níveis de preços em suas vidas", disse Aso.


continua após publicidade

Os críticos argumentam que o índice pode ser distorcido se os preços dos itens importados, como alimentos e energia, subirem por razões como um iene mais fraco ou por causa de uma crise geopolítica.


Mas Aso disse que o Japão está seguindo práticas mundiais. "Outros países que têm uma política de metas de inflação também usam o CPI de preços de alimentos e energia como guia de política monetária", disse ele. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Inflação pode direcionar política monetária, diz Aso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!