MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Apesar de queda na confiança, pequena empresa deve investir

Por Filipe Oliveira SÃO PAULO, SP, 25 de dezembro (Folhapress) - As pequenas e médias empresas brasileiras estão menos confiantes na economia no primeiro trimestre de 2013. Mesmo assim, a expectativa dos empresários melhorou em relação a aumentar o núm

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.12.2012, 15:32:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Filipe Oliveira

SÃO PAULO, SP, 25 de dezembro (Folhapress) - As pequenas e médias empresas brasileiras estão menos confiantes na economia no primeiro trimestre de 2013. Mesmo assim, a expectativa dos empresários melhorou em relação a aumentar o número de empregados e a fazer mais investimentos.

As conclusões são de pesquisa trimestral realizada pelo Santander em parceria com o Instituto Insper, que ouviu 1.390 empresas entre os dias 26 e 29 de novembro.

A partir das respostas, foi elaborado o IC PMN (Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios), que vai de 0 a 100. Um resultado de 50 pontos significa uma expectativa neutra. Se o índice estiver abaixo disso, indica pessimismo, e acima de 50 pontos otimismo.

O índice geral caiu de 74,1 para 73,2 em comparação com os dados referentes ao quarto trimestre de 2012. Para o professor de economia do Insper José Luíz Rossi, essa queda indica que as empresas continuam confiantes no ritmo de crescimento da economia, porém com velocidade menor.

Já a expectativa de investimentos passou de 71,3 no quarto trimestre de 2012 para 71,8 no início de 2013. A intenção de aumentar o número de empregados também teve alta, de 77,5 para 77,8.

A maior queda foi em relação à expectativa de aumentar o faturamento: de 79,0 para 76,5. O otimismo em relação ao lucro caiu de 77,9 para 75,8.

Também foi realizada uma pergunta extra nesta edição do IC PMN a respeito da expectativa das empresas de utilizar crédito. Dos entrevistados, 28,6% disseram que devem usar mais crédito, 32,6% devem usar menos crédito e 38.8% não sabem.

Para Gilberto Abreu, diretor de segmentos do Santander, o grande número de empresas que ainda não sabem se utilizarão crédito no primeiro trimestre indica a necessidade de revisar o planejamento. "Se ainda não sabem, é porque não estão com seu planejamento afiado."

Setores

Enquanto a indústria e o comércio estão menos otimistas para 2013, o setor de serviços teve resultado positivo no índice. Passou de 73,3 para 74,3.

Para o professor, a queda da expectativa no comércio, que foi de 75,3 para 72,6, pode ser explicada por um efeito sazonal, pois os primeiros meses do ano são mais fracos para o setor. Já a indústria teve queda de 0,4 pontos no indicador, indo de 74 para 73,6.

César Fischer, superintendente da área de pequenas e médias empresas do banco Santander, explica que o índice foi criado em 2008 e é divulgado trimestralmente.

A distribuição dos setores é feita de acordo com a representatividade delas no PIB. Dessa forma, 51,9% dos entrevistados eram do comércio, 29,3% do setor de serviços e 18,8% da indústria.

Foram feitas seis perguntas a cada entrevistado, que deveriam responder se acreditavam que o ritmo da economia, emprego, seu setor de atuação, seus investimentos e o faturamento deveria aumentar, aumentar muito, permanecer estável, diminuir ou diminuir muito.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Apesar de queda na confiança, pequena empresa deve investir"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!