Economia

Preço de ar condicionado e ventilador varia mais de 100%, diz site

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 21 de dezembro (Folhapress) - Os preços de ventiladores e ar condicionados da mesma marca e modelo podem variar mais de 100% na internet, segundo pesquisa do site Zoom.

Por causa do calor, a busca por ventiladores, ar condicionados e climatizadores aumentou 374%, 631% e 674%, respectivamente, entre os dias 1º e 12 de dezembro, em relação ao mesmo período do mês anterior.

Thiago Flores, executivo do site, afirma que nas lojas a variação também ocorre, mas é mais difícil de ser detectada. O executivo recomenda que o cliente pesquise para se beneficiar dessa faixa extensa de preços. Ele aponta também a importância de verificar os prazos de entrega de cada site antes de efetuar a compra.

O climatizador da marca Frio Elgin, modelo FBU-28AZ-1, foi o que apresentou a maior variação, de 101,37%, seguido do ar condicionado da marca Electrolux, de 57,62%.

Arno, Cônsul e Elgin foram as marcas mais procuradas para ventiladores, ar condicionado e climatizadores, respectivamente. "A chegada do calor faz com que os usuários busquem mais por essas linhas", afirma Flores.

A variação pode ser explicada, segundo Flores, por causa de estratégias das lojas, como reduzir os preços e baixar margens para queimar estoque, ou por uma negociação melhor com o fornecedor. Outra possível razão, afirma o executivo, é que, por causa de descuido, algumas lojas podem estar com o preço desatualizado, acima do mercado.

Outro aspecto apontado pela pesquisa é que nem sempre as marcas mais famosas são as mais procuradas. Um ar condicionado da marca chinesa Midea, com custos a partir de R$ 1.393 foi a segunda colocada no ranking de popularidade, apesar de ter entrado no mercado brasileiro há pouco tempo.
 

continua após publicidade