Economia

Pente-fino passa em 22 subestações

Da Redação ·





Por Julia Borba

BRASÍLIA, DF, 18 de dezembro (Folhapress) - A operação pente-fino que o governo prometeu fazer no setor elétrico para evitar novos apagões já submeteu 22 das 40 subestações de transmissão do país à análise técnica, segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

Essa é a primeira etapa de fiscalização sobre o setor, que deve percorrer ainda outras empresas de transmissão, ainda não selecionadas pelo governo.

Ontem, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, citou o pente-fino como uma das medidas mais importantes encapadas pelo governo para evitar novos casos de falha no fornecimento de energia.

Zimmermann destacou ainda que essa primeira fase da operação está prevista para ser concluída até o fim de janeiro de 2013.

A análise das empresas de geração também está nos planos do governo, mas ainda sem data para ocorrer.

Apagão

No último sábado um apagão atingiu 12 Estados do país e afetou mais de 3,5 milhões de consumidores.

O problema no sistema elétrico teve início na usina hidrelétrica de Itumbiara, na divisa entre Goiás e Minas Gerais.

A reportagem apurou que o problema começou com um raio que atingiu a linha de transmissão entre Emborcação e Itumbiara. Disjuntores da subestação da usina desligaram a linha automaticamente. Cinco das seis turbinas da usina também pararam de funcionar.

O Estado mais prejudicado foi Mato Grosso, com 66,6% de carga interrompida, seguido de Paraná (33,5%), Goiás (25,7%), Santa Catarina (24,9%), Acre (23,2%), Espírito Santo (20,0%), Rio Grande do Sul (19,6%), São Paulo (15,3%) Rio de Janeiro (15%), Mato Grosso do Sul (17,4%), Rondônia (12,3%) e Minas Gerais (10,6%).
 

continua após publicidade